O Programa de Educação Ambiental do Estado da Bahia - (PEA-BA) como proposta de horizontalização das relações entre Estado-Sociedade civil

Autores

  • Rubênia Pereira Magalhaes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Luiz Artur dos Santos Cestari Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e do Programa de Pós-Graduação em Educação- UESB.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5569

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Estado. Sociedade civil

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o Programa de Educação Ambiental do Estado da Bahia (PEA-BA) como portador de um discurso institucional oriundo das políticas governamentais e que regulam de certo modo as práticas discursivas dos sujeitos envolvidos na constituição da proposta. Neste encontramos o modo permitido de se falar sobre o meio ambiente e com base nele pudemos avaliar como o conceito de educação ambiental está envolvido com as formas de expressão do discurso predominante assentado no seu valor político de reivindicação de uma democracia participativa, mas também as contradições inerentes ao processo de construção do documento expressa nas ações do governo para um maior controle dos discursos a serem expressos na proposta final.

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Biografia do Autor

Rubênia Pereira Magalhaes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Ciências Ambientais pela UESB, CEP 45.700-000, Itapetinga-Bahia, Brasil. rubeniapereira@hotmail.com. Grupo de pesquisas sobre a circulação de ideias pedagógicas no pensamento pedagógico brasileiro recente- CIPED/UESB.

Luiz Artur dos Santos Cestari, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e do Programa de Pós-Graduação em Educação- UESB.

Pós-Doutorado pela UFBA. Doutor em Educação pela UFPE. Docente do PPGCA/UESB. lacestari@hotmail.com. Epistemologia do educar e práticas pedagógicas -UFBA; Grupo de pesquisas sobre a circulação de ideias pedagógicas no pensamento pedagógico brasileiro recente- CIPED/UESB.

Referências

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CESTARI, Luiz Artur dos Santos. O Programa de Educação Ambiental do Estado da Bahia - (PEA-BA) como proposta de horizontalização das relações entre Estado-Sociedade civil. Pós-Doutorado pela UFBA. Doutor em Educação pela UFPE. Docente do PPGCA/UESB. lacestari@hotmail.com. Epistemologia do educar e práticas pedagógicas -UFBA; Grupo de pesquisas sobre a circulação de ideias pedagógicas no pensamento pedagógico brasileiro recente- CIPED/UESB.

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MAGALHÃES, Rubênia Pereira. O Programa de Educação Ambiental do Estado da Bahia - (PEA-BA) como proposta de horizontalização das relações entre Estado-Sociedade civil. Parte integrante da dissertação de mestrado defendida em 27/02/2015 no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)/ UESB e financiada pela Capes.

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

Magalhaes, R. P., & Cestari, L. A. dos S. (2017). O Programa de Educação Ambiental do Estado da Bahia - (PEA-BA) como proposta de horizontalização das relações entre Estado-Sociedade civil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 159–183. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5569