Notas sobre ambiente, saúde e educação: contribuições pós-metafísicas

Autores

  • Cleber Gibbon Ratto Centro Universitário La Salle - UNILASALLE
  • Luciana Backes

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4857

Palavras-chave:

Donald Winnicott, ambiente, saúde, educação, subjetividade.

Resumo

Partindo de uma análise das condições culturais contemporâneas, notadamente marcadas pela fragmentação dos saberes, desengajamento político e vazio dos projetos existenciais coletivos – marcas do capitalismo globalizado – o texto discute a validade do sentido de confiança como dispositivo ético de passagem do sentimento de vazio à existência criativa e da vida urbana como clichê à imaginação. Está apresentado na forma de três blocos de notas, a saber: Confiança e subjetividade que recoloca o ambiente como condição ontológica de constituição do humano enquanto instância imaginativa e de criação; Do público ao coletivo em saúde onde são apontadas as condições para a passagem de um projeto de normalização biopolítica à construção da saúde como bem coletivo e valorização da normatividade e; Educação ético-estética no qual se pauta a discussão sobre as possiblidades da educação como dispositivo de desmonte dos clichês existenciais contemporâneos e abertura para afirmação da singularidade. Em última análise, o artigo explora a sintonia entre o paradigma psicanalítico de Donald Winnicott e a afirmação do valor ético e estético da existência humana, numa perspectiva pós-metafísica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Gibbon Ratto, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE

Psicólogo pela Universidade Católica de Pelotas. Psicoterapeuta. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência nas áreas da Psicologia e da Educação, atuando principalmente nos temas ligados aos fundamentos filosóficos e sociológicos destas áreas. Discute temas como educação, cultura contemporânea, comunicação, ética e novas sociabilidades. Atualmente é pesquisador e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação (stricto sensu) do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). Foi coordenador do Curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista - IPA (2008-2010). Avaliador de Cursos de Graduação do SINAES - MEC/INEP. Líder do Grupo de Pesquisa "Cultura contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas e integrante do Grupo de Pesquisa interinstitucional "Cultura, Subjetividade e Políticas de Formação", ambos cadastrados no CNPQ.

Luciana Backes

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora do PPG Educação do UNILASALLE

Downloads

Publicado

2014-12-16

Como Citar

Ratto, C. G., & Backes, L. (2014). Notas sobre ambiente, saúde e educação: contribuições pós-metafísicas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 165–184. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4857