Os sentidos de corpo indesejado entre jovens adolescentes do Ensino Médio: epistemologias Ecológico-Ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9567

Palavras-chave:

Educação Ambiental, corpo indesejado, epistemologias ecológico-ambientais

Resumo

O presente artigo trabalha a representação de sentido de corpo junto a um grupo de jovens do Ensino Médio de uma escola em Porto Alegre/Rs. Os alunos escolheram e catalogaram imagens e justificaram por escrito sua percepção de corpo indesejado. Esta atividade de pesquisa foi proposta no intuito de se observar sinais sobre o grau de tolerância relacionada com a percepção corporal, onde um tipo de idealização de corpo vem causando sofrimento psíquico em alguns adolescentes e preocupando profissionais em educação. A partir da perspectiva da análise de conteúdo, foi possível considerar como uma possível estratégia para a educação o uso de epistemologias ecológico-ambientais. Na medida em que surge a necessidade de uma mudança de perspectiva na direção da valorização do meio ambiente, num sentido de percepção integral capaz de promover alteridade.

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Biografia do Autor

Elmer Erico Link, Universidade Lassale- Canoas, Rs

Doutorando em Educação e Mestre em Educação na Unilassale, Psicólogo, Pedagogo, Teólogo, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Jeferson Luis da Silva, Universidade La Salle - Canoas, RS

Doutorando e Mestre em educação pela Universidade La Salle, na linha de pesquisa, Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Graduado em Filosofia (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário La Salle.

Cleber Gibbon Ratto, Universidade La Salle - Canoas, RS

Pesquisador do CNPq. Psicólogo pela Universidade Católica de Pelotas. Psicoterapeuta. Membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência nas áreas da Psicologia, Psicanálise e Educação, atuando principalmente nos temas ligados aos fundamentos filosóficos dessas áreas. Discute temas ligados à subjetividade, cultura contemporânea, juventudes e novas sociabilidades. Atualmente é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade La Salle (UNILASALLE), do qual foi coordenador adjunto (2012-2016). Foi pesquisador e docente colaborador do Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista - IPA (2014-2018). Membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Integrante do Comitê de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS (Educação e Psicologia). Avaliador de Cursos de Graduação do SINAES - MEC/INEP. Foi coordenador do Curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista - IPA (2008-2010). Líder do Grupo de Pesquisa "Cultura contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas (CNPQ).

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Link, E. E., Silva, J. L. da, & Ratto, C. G. (2019). Os sentidos de corpo indesejado entre jovens adolescentes do Ensino Médio: epistemologias Ecológico-Ambientais. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(3), 86–101. https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9567

Edição

Seção

Artigos