PDDE Escolas Sustentáveis: a inclusão da Educação Ambiental no Projeto Político-Pedagógico de escolas públicas em Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9289

Palavras-chave:

Recurso Financeiro, Socioambiental, Projeto Político-Pedagógico.

Resumo

Apresentamos as atividades financiadas pelo PDDE Escolas Sustentáveis para quantificar as escolas sul-mato-grossenses que incluíram a temática socioambiental no projeto político-pedagógico. A pesquisa foi realizada entre 2014 a 2018, por ser período de planejamento e execução do referido PDDE. Utilizamos a análise documental nos planos de ação; empregamos o método Ciência da História e orientamos as discussões em estudiosos, como: Loureiro (2003, 2012) e Veiga (1995, 1998). Assim, entre as 160 escolas, revelamos que 89 têm atividades na dimensão do Currículo enquanto outras 02 destinaram os recursos exclusivamente para esta dimensão. Foi possível reconhecer que ambas destinaram os recursos em consonância com os documentos normativos do PDDE Escolas Sustentáveis e podem promover práticas condizentes com a educação ambiental transformadora.

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Biografia do Autor

José Flávio Rodrigues Siqueira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul;

Graduado em Ciências Biológicas; Especialista em Educação Ambiental; Mestre Profissional em Educação; Doutorando em Ensino de Ciências.

Fabiano Francisco Soares, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

Graduação em Letras; Mestre em Educação.

Angela Maria Zanon, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas.

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Siqueira, J. F. R., Soares, F. F., & Zanon, A. M. (2019). PDDE Escolas Sustentáveis: a inclusão da Educação Ambiental no Projeto Político-Pedagógico de escolas públicas em Mato Grosso do Sul. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(3), 65–85. https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9289

Edição

Seção

Artigos