PDDE Escolas Sustentáveis: a inclusão da Educação Ambiental no Projeto Político-Pedagógico de escolas públicas em Mato Grosso do Sul

José Flávio Rodrigues Siqueira, Fabiano Francisco Soares, Angela Maria Zanon

Resumo


Apresentamos as atividades financiadas pelo PDDE Escolas Sustentáveis para quantificar as escolas sul-mato-grossenses que incluíram a temática socioambiental no projeto político-pedagógico. A pesquisa foi realizada entre 2014 a 2018, por ser período de planejamento e execução do referido PDDE. Utilizamos a análise documental nos planos de ação; empregamos o método Ciência da História e orientamos as discussões em estudiosos, como: Loureiro (2003, 2012) e Veiga (1995, 1998). Assim, entre as 160 escolas, revelamos que 89 têm atividades na dimensão do Currículo enquanto outras 02 destinaram os recursos exclusivamente para esta dimensão. Foi possível reconhecer que ambas destinaram os recursos em consonância com os documentos normativos do PDDE Escolas Sustentáveis e podem promover práticas condizentes com a educação ambiental transformadora.

Palavras-chave


Recurso Financeiro; Socioambiental; Projeto Político-Pedagógico.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Gilberto Luiz. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. Brasília: Assembléia Nacional Constituinte/Congresso Nacional, 1988.

_______. Presidência da República. Lei Federal n. 9.795, de 27 de abril de 1999 que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em Acessado em 20 abr 2019.

_______. Presidência da República. Lei Federal n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em Acessado em 19 jul 2019.

_______, Ministério da Educação. Programa Nacional Escolas Sustentáveis. Versão Preliminar 2014a. Disponível em < https://drive.google.com/file/d/0B0W7JKEkeDaSYzFHS3JNZzhFZEU/edit> Acessado em 20 abr 2019.

_______, Ministério da Educação. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag4.pdf> Acesso em 19 jul 2019.

_______, Ministério da Educação. Resolução n. 2, de 15 de junho de 2012 a, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10988-rcp002-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192> Acessado em 19 jul 2019.

_______, Ministério da Educação. Parecer CNE/CP n. 14, de 06 de junho de 2012 b. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10955-pcp014-12&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192> Acessado em 19 jul 2019.

_______, Ministério da Educação. Manual Escolas Sustentáveis: Resolução CD/FNDE n. 18, de 21 de maio de 2013. Disponível em Acessado em 20 abr 2019.

_______, Ministério da Educação. Programa Dinheiro Direto na Escola - Escolas Sustentáveis: Guia de Orientações Operacionais. 2014b. Disponível em Acessado em 20 abr 2019.

_______, Ministério da Educação. Caderno Processo Formativo Escolas Sustentáveis e COM-VIDA. Brasília: MEC, SECADI, 2010. Disponível em < https://pt.scribd.com/document/319901645/Processo-Formativo-Escolas-Sustentaveis-e-Com-Vida > Acesso em 20 abr 2019.

_______, Ministério do Meio Ambiente. Educação Ambiental Por um Brasil Sustentável: ProNEA, Marcos Legais & Normativos. Brasília: MMA, MEC, 2014c. Disponível em Acesso em 22 jul 2019.

DOURADO, Juscelino; BELIZÁRIO, Fernanda; PAULINO Alciana. Escolas Sustentáveis. São Paulo: Oficina de Textos, 2015.

JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, março-2003. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf> Acessado em 21 abr 2019.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. A resolução de problemas ambientais locais deve ser um tema-gerador ou a atividade-fim da educação ambiental? In: REIGOTA, Marcos. (Org.). Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DP&A Editora. 1999.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez , 2012.

___________, Carlos Frederico Bernardo. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Revista Ambiente e Educação, Rio Grande, n. 8, 2003. Disponível em Acessado em 21 abr 2019.

___________, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental e Epistemologia Crítica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. v. 32, n.2. jul./dez. 2015. Disponível em Acessado em 21 jul 2019.

__________, Carlos Frederico Bernardo. Proposta Pedagógica. In.: SALTO PARA O FUTURO. Educação Ambiental no Brasil. Brasíli: MEC, SEED, 2008. Disponível em < http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Ambiental%20no%20Brasil%20(texto%20basico).pdf> Acessado em 23 jul 2019.

MACHADO, Vera de Mattos. Formação continuada de docentes para o desenvolvimento da educação ambiental no ensino formal – discussão e reflexão. In.: VARGAS, Icléia Albuquerque (orgs.). Educação ambiental: gostas de saber: reflexão e prática. Campo Grande, MS: Ed. Oeste, 2006.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, Michèle, CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. (Orgs.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed. 2005.

SORRENTINO, Marcos; [et. al]. Educação Ambiental como política pública. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.2, 2005. Disponível em Acessado em 20 abr 2019.

_____________, Marcos. Educação ambiental e universidade: um estudo de caso. São Paulo: Tese de Doutorado, USP. 1995.

SOUSA, José Vieira de. A identidade do sujeito social, ético e político e o projeto pedagógico da escola. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marília (orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas, SP: Papirus, 2001.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (orgs.).Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.

_______, Ilma Passos Alencastro. Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de (orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.

_______, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico novas trilhas para a escola. In.: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marília (orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas, SP: Papirus, 2001.

_______, Ilma Passos Alencastro; ARAÚJO, José Carlos Souza. O projeto político-pedagógico: um guia para formação humana. In.: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (orgs.). Quem sabe faz a hora de construir o projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2007.

WIZIACK, Suzete Rosana de Castro. VARGAS, Icléia Albuquerque; ZANON, Angela Maria. Programa Escolas Sustentáveis: reflexões para a formação de educadores ambientais no Brasil. VII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Rio Claro, SP, 07 a 10 de julho de 2013. Disponível em < http://www.epea.tmp.br/epea2013_anais/pdfs/plenary/0136-1.pdf > Acessado em 20 abr 2019.

_______, Suzete Rosana de Castro. Subsídios para a inserção da educação ambiental no projeto pedagógico escolar. In.: VARGAS, Icléia Albuquerque (orgs.). Educação ambiental: gostas de saber: reflexão e prática. Campo Grande, MS: Ed. Oeste, 2006.

_______, Suzete Rosana de Castro. A educação ambiental e o projeto pedagógico na escola. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2001.




DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9289

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.