EDUCAÇÃO AMBIENTAL INSTITUCIONALIZADA NO EXÉRCITO BRASILEIRO: (DE)LIMITAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DAS PRÁTICAS EM CURSO

Autores

  • Ronaldo Gonçalves de Andrade Costa Colégio Militar de Santa Maria –RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3837

Palavras-chave:

exército, epistemologia, EA conservadora.

Resumo

A educação ambiental (EA), por estar submetida à obrigatoriedade de ensino no Brasil, tem sido institucionalizada paulatinamente no Exército Brasileiro (EB), seja sob a modalidade de ensino formal nas escolas militares ou não-formal para os efetivos de jovens que prestam serviço militar inicial. Nesse trabalho expõe-se o amparo legal para a introdução da EA no sistema de ensino militar e se analisa o atual panorama da EA já implantada no EB, sobretudo nos seus preceitos epistemológicos.

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Biografia do Autor

Ronaldo Gonçalves de Andrade Costa, Colégio Militar de Santa Maria –RS

Professor de Biologia, colaborador da Fundação Rio Ibirapuitã e psicopedagogo do Colégio Militar de Santa Maria –RS

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Publicado

2013-09-09

Como Citar

Costa, R. G. de A. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL INSTITUCIONALIZADA NO EXÉRCITO BRASILEIRO: (DE)LIMITAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DAS PRÁTICAS EM CURSO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3837