FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2838Palavras-chave:
Educação ambiental. Fenomenologia. Hermenêutica.Resumo
Este artigo tem como objetivo empreender uma reflexão acerca das contribuições das correntes filosóficas Fenomenologia e Hermenêutica a respeito das relações sociedade - natureza, sujeito-objeto, seus pontos complementares e divergentes, bem como seus limites e possibilidades para a Educação Ambiental. Para tanto, abordaremos aspectos da Fenomenologia a partir das contribuições de Edmond Husserl e da Hermenêutica Filosófica a partir das idéias de Hans-Georg Gadamer. Tais correntes filosóficas influenciaram diversos autores, que têm procurado estabelecer relações entre estas correntes filosóficas e a Educação Ambiental. Tendo em vista que a Educação Ambiental encontra-se em um período de consolidação teórica e epistemológica, entendemos que a Fenomenologia e a Hermenêutica podem contribuir para a fundamentação teórica e metodológica do campo.Downloads
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Publicado
2012-09-25
Como Citar
Campos, D. B., & Cavalari, R. M. F. (2012). FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2838
Edição
Seção
Artigos