FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Daniela Bertolucci Campos Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos/SP
  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2838

Palavras-chave:

Educação ambiental. Fenomenologia. Hermenêutica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo empreender uma reflexão acerca das contribuições das correntes filosóficas Fenomenologia e Hermenêutica a respeito das relações sociedade - natureza, sujeito-objeto, seus pontos complementares e divergentes, bem como seus limites e possibilidades para a Educação Ambiental. Para tanto, abordaremos aspectos da Fenomenologia a partir das contribuições de Edmond Husserl e da Hermenêutica Filosófica a partir das idéias de Hans-Georg Gadamer. Tais correntes filosóficas influenciaram diversos autores, que têm procurado estabelecer relações entre estas correntes filosóficas e a Educação Ambiental. Tendo em vista que a Educação Ambiental encontra-se em um período de consolidação teórica e epistemológica, entendemos que a Fenomenologia e a Hermenêutica podem contribuir para a fundamentação teórica e metodológica do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Bertolucci Campos, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos/SP

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atualmente. professora efetiva da Rede Estadual de Ensino e participante do Grupo de Pesquisa.

Rosa Maria Feiteiro Cavalari, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação / Instituto de Biociências UNESP – Rio Claro /

Downloads

Publicado

2012-09-25

Como Citar

Campos, D. B., & Cavalari, R. M. F. (2012). FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2838