VIVÊNCIAS INTEGRADAS À NATUREZA: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ESTIMULE OS SENTIDOS

Thaisa Lemos de Freitas Oliveira, Icléia Albuquerque de Vargas

Resumo


Nos dias atuais presenciamos um distanciamento cada vez maior entre o ser humano e a natureza que, na seqüência, se materializa nas diferentes práticas de degradação do planeta. No entanto, em seu cotidiano as pessoas convivem com inúmeras sensações e estímulos provocados por suas relações com o ambiente. A experiência é, nesse sentido, vital para que as pessoas possam estabelecer qualquer forma de relacionamento ou de interpretação do meio em que vivem. Dessa forma, a percepção ambiental acaba por estabelecer os vínculos afetivos do indivíduo com o ambiente vivido através das imagens percebidas e seus significados, as sensações, as impressões e os laços afetivos aí construídos. Neste artigo, a partir de uma abordagem da educação ambiental sob a perspectiva crítica, emancipatória e libertadora, é discutida uma pedagogia centrada no resgate das relações entre o ser humano e a natureza, através de práticas e vivências que estimulam os sentidos, buscando novas formas de convívio com o ambiente e reelaborando o pensar e o agir humanos. Acredita-se que o ambiente escolar, como um dos espaços de formação do indivíduo, deve estreitar as relações ser humano-natureza, promovendo a materialização dessas práticas no cotidiano.

Palavras-chave


Educação formal; Estímulo dos sentidos; Percepção ambiental.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2829

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