EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO E PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREAS

Autores

  • Angela Luciana de Avila Universidade Federal de Santa Maria
  • Maristela Machado Araújo Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Jorge Orlando Cuéllar Noguera Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Venice Teresinha Grings Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2831

Palavras-chave:

Problemas ambientais. Percepção ambiental. Consciência ambiental. Responsabilidade ambiental.

Resumo

A educação ambiental precisa difundir a percepção de que o meio ambiente inicia dentro de cada ser humano. Este trabalho teve como objetivo despertar nos educandos do ensino fundamental um sentimento de pertencimento e esponsabilidade com o meio. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental João Carlini, Ajuricaba, RS, compreendendo as seguintes etapas: definição do problema de pesquisa, identificação do educandário e do público-alvo, planejamento seguido de análise conjunta da proposta com os professores para posterior execução e análise dos resultados. Identificou-se, inicialmente, que a maior parte dos alunos relatou o meio ambiente, basicamente, associado aos recursos naturais. A identificação e o plantio de espécies arbóreas na escola estimulou a percepção de que o ser humano e seus ambientes de convívio constituem parte do meio ambiente e que pequenas ações podem auxiliar a melhorar o meio circundante. Além disso, a problemática de um terreno baldio utilizado como depósito de lixo, em atividade de percepção ambiental, instigou o comprometimento dos alunos em solicitar a instalação de uma praça para a comunidade neste local. Desta forma, identificou-se que o trabalho, possivelmente, contribuiu para a sensibilização de uma consciência ambiental nos educandos e para despertar o cuidado e a responsabilidade com o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Luciana de Avila, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheira Florestal, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria, 97105-900. Santa Maria – RS, Brasil.

Maristela Machado Araújo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Engenheira Florestal, Profª. Drª. do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria, 97105-900. Santa Maria – RS, Brasil.

Jorge Orlando Cuéllar Noguera, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Engenheiro Químico, Prof°. Dr°. do Curso de Especialização em Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria, 97105-900. Santa Maria – RS, Brasil.

Venice Teresinha Grings, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pedagoga, Profª. Drª. do Curso de Especialização em Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria, 97105-900. Santa Maria – RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-09-25

Como Citar

Avila, A. L. de, Araújo, M. M., Noguera, J. O. C., & Grings, V. T. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO E PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREAS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2831