INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR

Rafael Castoldi, Celso Aparecido Polinarski

Resumo


As Diretrizes Curriculares do Estado (DCE), documento obrigatório para a base escolar, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), instrumento auxiliar, caracterizam as necessidades da educação básica orientando as escolas no desenvolvimento das propostas pedagógicas. A Educação Ambiental (EA) na educação formal é necessária para o desenvolvimento da educação contínua e integrada com a sociedade buscando amenizar as problemáticas ambientais. O objetivo deste trabalho foi de analisar a proposta dos PCN e das DCE do Paraná no que se referem as metodologias de trabalho que envolvam a temática de EA, e como os PCN e as DCE caracterizam as atividades que propõe o estudo da EA. A pesquisa foi desenvolvida por análise documental dos PCN e das
DCE do Paraná dos anos de 2006 e 2008. Os resultados apresentam uma grande divergência entre os documentos, interferindo no desenvolvimento pedagógico, filosófico e
metodológico, diferenças que dificultam o desenvolvimento contínuo e sistemático do planejamento com a temática Educação Ambiental.

Palavras-chave


Projeto Político Pedagógico. Educação Ambiental. Diretrizes Curriculares Estaduais.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2808

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