PROJETO SAGUI DAS DUNAS: A INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL ATRAVÉS DA ARTE-LUDICIADADE
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2826Palavras-chave:
Educação ambiental, Arte-ludicidade, Infância, Brincar.Resumo
Com base nas constatações acerca do lazer enquanto veículo privilegiado de educação e possuidor de características multidisciplinares, apresenta-se, com as respectivas análises, o Projeto Sagui das Dunas - como uma proposta de educação ambiental infantil através do brincar e do entretenimento, diretamente interligados ao resgate da cultura lúdica infantil. O Projeto, desenvolvido na Ecovila Novo Horizonte – Nísia Floresta, RN, teve sua criação motivada pela necessidade de direcionar o tempo livre das crianças, antes dedicado somente às brincadeiras. A partir do desenvolvimento de atividades sócio-culturais, lúdicas, recreativas e esportivas para os filhos dos associados, o projeto age como um condutor, gerando estímulos lúdicos e educacionais às crianças, visando, primordialmente, a conscientização ambiental destas em seus processos de formação como cidadãos. Tanto a construção como a condução das atividades obedecem a uma seqüência didática que busca ambientar as crianças às temáticas específicas das atividades e incentivá-las a participação natural, de forma divertida. Os resultados vêm sendo satisfatoriamente registrados pelo grau de participação das crianças nas atividades do projeto e identificação, em suas manifestações afetivas – falas e comportamentos, da aquiescência de gradativa consciência ambiental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-09-23
Como Citar
Guimarães, G. V., Andrade, R. T. G. de, & D’Oliveira, R. G. (2012). PROJETO SAGUI DAS DUNAS: A INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL ATRAVÉS DA ARTE-LUDICIADADE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2826
Edição
Seção
Artigos