Cantos e encantos das águas
arte e poesia na formação humana
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.13431Palavras-chave:
Água. Metáforas. Formação humana.Resumo
Este artigo apresenta o percurso da pesquisa de mestrado em Educação “Cantos e encantos das águas: arte e poesia na formação humana”, que teve como objetivo investigar como o simbolismo da água pode ser utilizado como recurso para o alcance de uma educação sensível e significativa no ambiente escolar. Desse modo, foram realizadas vivências ecopedagógicas que despertaram para a formação integral de jovens estudantes dos anos finais do ensino fundamental, incentivando a expansão da consciência em relação a si mesmos, ao outro e ao meio ambiente. Nos referenciamos ainda em uma educação decolonial e antirracista, valorizando a pluralidade inerente à vida e o caminho de construção para a justiça, paz e igualdade social. O estudo baseou-se em uma pesquisa qualitativa e etnográfica, com abordagem metodológica transdisciplinar. A pesquisa-ação existencial orientou o processo de construção do caminho vivencial e fundamentou a reflexão do trajeto percorrido.
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