Cantos e encantos das águas

arte e poesia na formação humana

Authors

  • Kenya Ricarte Universidade de Brasília
  • Maria Alice Corrêa Medina Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.13431

Keywords:

water, metaphors, human formation.

Abstract

This article presents the path of the Master's in Education research "Songs and enchantments of water: art and poetry in human formation", which aimed to investigate how the symbolism of water can be used as a resource to achieve a sensitive education and significant in the school environment. Thus, eco-pedagogical experiences were carried out that awakened the integral formation of young students in the final years of elementary school, encouraging the expansion of awareness in relation to themselves, to others and to the environment. We also refer to a decolonial and anti-racial education, valuing the plurality inherent to life and the path to building justice, peace and social equality. The study was based on qualitative and ethnographic research, with a transdisciplinary methodological approach. The existential action research guided the process of building the experiential path and supported the reflection on the path taken.

 

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Author Biographies

Kenya Ricarte, Universidade de Brasília

Possui mestrado em Educação pela Universidade de Brasília; Especialização em Educação Ambiental pelo Instituto Superior de Educação Ateneu; Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília; Graduação em Pedagogia pelo Instituto Brasileiro de Formação (IBF). É professora efetiva da Secretaria de Educação do Distrito Federal, atuando nas áreas de Educação Ambiental, Ecologia Humana, Arte e Cultura, com ênfase em Arte Educação, Cultura Africana, Afro-brasileira, Indígena e Popular Brasileira. É multi-artista. Realiza trabalhos artísticos nas áreas de teatro, música, dança e literatura. É autora do livro infanto-juvenil "Abra a cabaça, espalhe a semente". É professora de Capoeira; idealizadora e coordenadora do Coletivo Höröyá Capuêra. Integra os grupos culturais Jongo do Cerrado e Samba de Roda do Formigueiro. Pesquisa metodologias em Educação através de uma abordagem transdisciplinar e antirracista.

Maria Alice Corrêa Medina, Universidade de Brasília

Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona (2019 - bolsa FAP/DF); Pós-doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Brasília; Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília; Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília; Especialização em Dança Educação, pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro e, Graduação em Educação Física em Licenciatura Plena pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É professora adjunta da Universidade de Brasília e atuou como docente e pesquisadora junto ao Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo (EAEC), tendo como áreas de estudo a Ecologia Humana e a Educação Ambiental, e como docente na Faculdade de Educação Física (FEF) da UnB. Atuou como coordenadora da Linha de Pesquisa - Educação Ambiental e Educação do Campo (EAEC), integrando a Comissão de Pós-graduação (CPG) do PPGE. É integrante do Grupo de Pesquisa - Educação, Ecologia Humana e Transdisciplinaridade na Linha - Corpo, Cultura e Produção de Sentidos. Desenvolve estudos e pesquisas sobre o corpo e a produção de sentidos relacionados à Educação, Educação Ambiental, Ecologia Humana, Sociedade, Cultura e Saúde.

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Published

2023-08-18

How to Cite

Ricarte, K., & Corrêa Medina, M. A. (2023). Cantos e encantos das águas: arte e poesia na formação humana. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(2), 36–57. https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.13431