Cantos e encantos das águas

arte e poesia na formação humana

Autores

  • Kenya Ricarte Universidade de Brasília
  • Maria Alice Corrêa Medina Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.13431

Palavras-chave:

Água. Metáforas. Formação humana.

Resumo

Este artigo apresenta o percurso da pesquisa de mestrado em Educação “Cantos e encantos das águas: arte e poesia na formação humana”, que teve como objetivo investigar como o simbolismo da água pode ser utilizado como recurso para o alcance de uma educação sensível e significativa no ambiente escolar. Desse modo, foram realizadas vivências ecopedagógicas que despertaram para a formação integral de jovens estudantes dos anos finais do ensino fundamental, incentivando a expansão da consciência em relação a si mesmos, ao outro e ao meio ambiente. Nos referenciamos ainda em uma educação decolonial e antirracista, valorizando a pluralidade inerente à vida e o caminho de construção para a justiça, paz e igualdade social. O estudo baseou-se em uma pesquisa qualitativa e etnográfica, com abordagem metodológica transdisciplinar. A pesquisa-ação existencial orientou o processo de construção do caminho vivencial e fundamentou a reflexão do trajeto percorrido.

 

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Biografia do Autor

Kenya Ricarte, Universidade de Brasília

Possui mestrado em Educação pela Universidade de Brasília; Especialização em Educação Ambiental pelo Instituto Superior de Educação Ateneu; Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília; Graduação em Pedagogia pelo Instituto Brasileiro de Formação (IBF). É professora efetiva da Secretaria de Educação do Distrito Federal, atuando nas áreas de Educação Ambiental, Ecologia Humana, Arte e Cultura, com ênfase em Arte Educação, Cultura Africana, Afro-brasileira, Indígena e Popular Brasileira. É multi-artista. Realiza trabalhos artísticos nas áreas de teatro, música, dança e literatura. É autora do livro infanto-juvenil "Abra a cabaça, espalhe a semente". É professora de Capoeira; idealizadora e coordenadora do Coletivo Höröyá Capuêra. Integra os grupos culturais Jongo do Cerrado e Samba de Roda do Formigueiro. Pesquisa metodologias em Educação através de uma abordagem transdisciplinar e antirracista.

Maria Alice Corrêa Medina, Universidade de Brasília

Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona (2019 - bolsa FAP/DF); Pós-doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Brasília; Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília; Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília; Especialização em Dança Educação, pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro e, Graduação em Educação Física em Licenciatura Plena pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É professora adjunta da Universidade de Brasília e atuou como docente e pesquisadora junto ao Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo (EAEC), tendo como áreas de estudo a Ecologia Humana e a Educação Ambiental, e como docente na Faculdade de Educação Física (FEF) da UnB. Atuou como coordenadora da Linha de Pesquisa - Educação Ambiental e Educação do Campo (EAEC), integrando a Comissão de Pós-graduação (CPG) do PPGE. É integrante do Grupo de Pesquisa - Educação, Ecologia Humana e Transdisciplinaridade na Linha - Corpo, Cultura e Produção de Sentidos. Desenvolve estudos e pesquisas sobre o corpo e a produção de sentidos relacionados à Educação, Educação Ambiental, Ecologia Humana, Sociedade, Cultura e Saúde.

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Ricarte, K., & Corrêa Medina, M. A. (2023). Cantos e encantos das águas: arte e poesia na formação humana. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(2), 36–57. https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.13431