As manifestações e relações das crianças com o meio ambiente e a natureza

reflexões a partir da sociologia da infância e da bioecologia

Autores

  • Ângela Adriane Schmidt Bersch Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Tuany Barbosa Meneses Universidade Federal do Rio Grande - FURG https://orcid.org/0009-0009-3301-2175

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17851

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Crianças, Educação

Resumo

O objetivo do estudo é apresentar argumentos para defender a ideia de que as crianças do planeta precisam ser escutadas sobre as questões pertinentes ao meio ambiente, natureza e Educação Ambiental. Para isso, propomos um diálogo da Educação Ambiental com as crianças, especificamente na Educação Infantil, sob a perspectiva da Sociologia da Infância e articulada à Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. A pesquisa é bibliográfica e numa perspectiva de natureza qualitativa. Evidenciamos que, na Educação Infantil, ao oportunizar que as crianças interajam livremente com a natureza e o ambiente, no qual estão inseridas e respeitamos suas manifestações, podemos promover um aprendizado significativo. Com isso, elas entendem que podem transformar seu entorno imediato e, em última instância, o planeta, nosso lar compartilhado.

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Biografia do Autor

Ângela Adriane Schmidt Bersch, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Doutora em Educação Ambiental PPGEA/FURG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU/FURG. Coordenadora dos grupos de pesquisa ECCOS – Educação, Corpo, Cultura do Movimento Humano e Sociedade; ECOINFÂNCIAS – Infâncias, Ambientes e Ludicidade.

Tuany Barbosa Meneses, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora da rede Municipal de Rio Grande, RS, Bolsista CAPES, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Integrante dos grupos de estudos e pesquisa ECOINFÂNCIAS – Infâncias, Ambientes e Ludicidade; e ECCOS – Educação, Corpo, Cultura do Movimento Humano e Sociedade.

 

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Bersch, Ângela A. S., & Barbosa Meneses, T. (2024). As manifestações e relações das crianças com o meio ambiente e a natureza: reflexões a partir da sociologia da infância e da bioecologia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(3), 363–381. https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17851

Edição

Seção

III Congreso Internacional Educación Ambiental Comunitaria