Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11157

Resumo

O artigo apresenta a potência da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner quando vinculada aos elementos teóricos e práticos da Educação Ambiental. A proposta do olhar ecológico envolve focar os diversos contextos em que a pessoa atua de forma ativa ou passiva e permite construir perspectivas sistêmicas e holísticas das problemáticas humanas e socioambientais. Entre tais questões, esse trabalho destaca as práticas de promoção de resiliência profissional por meio de processos chave e de interconexões dos ambientes da pessoa em desenvolvimento sob a perspectiva da Educação Ambiental. O objetivo final das reflexões é colaborar para a busca de práticas profissionais, ações e soluções que transformam risco em proteção e resiliência.

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Biografia do Autor

Ângela Adriane Schmidt Bersch, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Doutora em Educação Ambiental - PPGEA/FURG; Professora Adjunta Instituto de Educação - FURG. Atua nos cursos de graduação em Educação Física e Pedagogia; Coordena projetos de extensão Psicomotricidade Relacional e;Resiliência e formação de Educadores; Coordena o grupo de estudos ECOINFÂNCIAS - infâncias, Ludicidade e Ambientes; participa do Grupo de Estudos GEECAF.

Maria Angela Mattar Yunes, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, RJ

Graduada em Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista (1977), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Dundee, Escócia (1991) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É professora permanente na Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói, RJ e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, CANOAS, RS.

Narjara Mendes Garcia, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Pedagoga. Doutora em Educação Ambiental. Professora adjunta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA). Pesquisadora no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (Nepe/Furg). Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq Ecoinfâncias: Infâncias, Ambientes e Linguagens.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Bersch, Ângela A. S., Yunes, M. A. M., & Garcia, N. M. (2020). Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(4), 228–246. https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11157