JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Emerson Machado de Carvalho Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, CP 322 – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, FCBA, 79804-970, Dourados, Mato Grosso do Sul.
  • Mônica Mungai Chacur Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3130

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ensino de ciências, Jogo educativo, Percepção Ambiental, Temas Transversais.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um jogo de tabuleiro como instrumentação didática do ensino básico, na tentativa de tornar-se uma ferramenta de qualidade para ser utilizado em salas de aula e em eventos públicos. O conteúdo informativo do jogo foi cuidadosamente elaborado, tendo como base as premissas do tema transversal “Meio Ambiente” para terceiro e quarto ciclos conforme os PCNs. No entanto, a percepção dos alunos sobre questões do meio ambiente esteve ancorada em conceitos sustentados por idéias antropocêntricas e ecológicas. Após a aplicação do jogo os alunos apresentaram um repertório de novos conceitos sobre meio ambiente, principalmente relacionados ao conteúdo explorado no jogo. Também foi observada a necessidade de adequações do jogo em relação às questões culturais e regionais, bem como trabalhar na equidade participativa e interativa dos jogadores. Assim, ao trabalhar com a percepção dos alunos, visando sua inserção crítica das transformações antrópicas ao ambiente, buscando o despertar da consciência por meio da problematização dos temas pertencentes ao cotidiano, o jogo propõe uma significativa contribuição teórica e metodológica para a prática da Educação Ambiental Crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Machado de Carvalho, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, CP 322 – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, FCBA, 79804-970, Dourados, Mato Grosso do Sul.

Licenciado em Ciências Biológicas. Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia). Pesquisador do Centro de Pesquisa em Biodiversidade (CPBio/UEMS) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS e Professor da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, CP 322 – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, FCBA.

Mônica Mungai Chacur, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, Mato Grosso do Sul.

Bacharel em Ciências Biológicas. Doutora em Ciências Biológicas (Zoologia). Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Biodiversidade (CPBio/UEMS).

Downloads

Publicado

2012-11-29

Como Citar

Carvalho, E. M. de, & Chacur, M. M. (2012). JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3130