Agir localmente e pensar globalmente: educação ambiental numa comunidade escolar na cidade de Araraquara (SP)
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4564Palavras-chave:
Educação ambiental. Percepção ambiental. Ensino fundamentalResumo
Este texto relata um projeto desenvolvido com alunos da quarta série do ensino fundamental de uma escola pública de Araraquara, com o objetivo de promover a formação de conceitos e atitudes ambientalmente adequados. O trabalho foi desenvolvido pelas autoras no contexto do Projeto “Viabilizando a Utopia”, do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – CESCAR, baseado nas diretrizes do Programa de Formação de Educadoras/es Ambientais (ProFEA). Várias estratégias foram utilizadas para estimular a percepção ambiental dos alunos e favorecer a compreensão da interdependência entre ser humano e meio ambiente. As atividades realizadas incluíram rodas de conversa, busca de informações em fontes variadas, elaboração coletiva de projetos, leitura, interpretação e produção de textos de diversos tipos, além de seminários, dinâmicas de relaxamento, questionários e construção de maquetes. Foi possível perceber a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de atitudes e valores na prática cotidiana dos alunos. A maior parte dos estudantes avançou no sentido de compreender que o ser humano é parte integrante do meio e no exercício de ações favoráveis, dentro de seus espaços de inserção. Os resultados ressaltam a importância desse tipo de trabalho na escola.Downloads
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Publicado
2014-08-12
Como Citar
Pinheiro Borghi, R. H., & de Senzi Zancul, M. C. (2014). Agir localmente e pensar globalmente: educação ambiental numa comunidade escolar na cidade de Araraquara (SP). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4564
Edição
Seção
Artigos