Práticas de Educação Ambiental:
a percepção de professores no ensino privado na cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13327Palavras-chave:
Práticas ambientais; Iramuteq; Ensino Fundamental; Educação AmbientalResumo
As matrizes curriculares das escolas, sobretudo as de ensino fundamental, devem garantir que conhecimentos de Educação Ambiental sejam trabalhados de forma transversal e por meio de práticas didáticas cotidianas. Neste contexto, esta pesquisa investiga a visão de professores acerca das estratégias de ensino de Educação Ambiental adotadas em escolas privadas e estabelece um comparativo entre os agentes entrevistados e as escolas estudadas. Os resultados desta investigação revelaram que, dentre as escolas estudadas, apenas uma apresentou uma preocupação maior com a transversalidade do ensino da Educação Ambiental em sua proposta curricular; as demais limitaram-se em ressaltar experiências de práticas ambientais e a utilização de metodologias tradicionais nas salas de aula.
Downloads
Referências
AMARAL-ROSA, Marcelo Prado; EICHLER, Marcelo Leandro. Tecnologias e professores de Química: um programa brasileiro de desenvolvimento profissional. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 2, n. 4, p. 113-123, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 mai. 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 10 mar. 2019.
CARVALHO, Luiz Marcelo A. A temática ambiental e a produção de material didático: uma proposta interdisciplinar. Serra Negra: Caderno de Textos, 1994.
CRUZ, Jacqueline de Fátima da Silveira; BECHTLUFFT, Marcelo de Paiva. Práticas sobre a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Digital FAPAM, v.8, n.8, p. 221-234, 2017.
DIÀZ-SALAZAR, Rafael Educar la interioridad e iniciar en el activismo social. Revista Padres y Maestros, n. 367, p. 71-76, 2016.
DOLIANITIS, Bianca Motta Dolianitis; MORAES, Rosana Santos de; ANSCHAU, Jaqueline Rambo; LEAL, Marisa Meneses; PAGLIARIN, Gabriel Cogo; SOUZA JUNIOR, Geraldo de Freitas de; FRESCURA, Kelen Dal-Souto; FRESCURA, Viviane Dal-Souto. O papel da horta nas escolas de Educação Infantil. Ciência & Natura, v.40. DOI: 10.5902/2179460X35500.
FILGUEIRA, Ana Maria Falcão; TAVARAYAMA, Rodrigo Tavarayama. Desenvolvimento da Educação Ambiental no Contexto Escolar. Revista Nucleus, v. 11, n. 2, p. 147-160, 2014.
FILGUEIRA, Sérgio Silva; ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. Configurações de Aprendizagem e Saberes Docentes. Educação & Realidade, v. 44, n. 1, e77588, 2019.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra, 2ª Edição. São Paulo: Ed.Fundacão Peirópolis, 224p, 2000.
GODOI, Haroldo Bueno de; PASCHOALIN FILHO, João Alexandre; CÔRTES, Pedro Luiz Pedro Luiz; DIAS, Antonio José Guerner. A influência da escola na formação e conscientização ambiental dos adolescentes: um estudo multicultural com estudantes secundaristas brasileiros, portugueses e espanhóis. Revista Espacios, v. 37, n. 20, p. 1-13, 2016.
GARRIDO, Luciana dos Santos; MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de. Percepção sobre meio ambiente por alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental: considerações à luz de Marx e Paulo Freire. Revista Ciência & Educação, v. 20, n. 3, p. 671-685, 2014.
GONÇALVES, Orestes Marraccini; ILHA, Marina Sangoi Oliveira; AMORIM, Simar Vieira de; PEDROSO, Luciana Pereira. Indicadores de uso racional da água para escolas de ensino fundamental e médio. Ambiente Construído, v. 5, n. 3, p. 35-48, 2005.
GUIMARÃES, Mauro; SOARES, Ana Maria Dantas; CARVALHO, Néri Andréia Olabarriaga; BARRETO, Marcos Pinheiro. Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia. Cadernos Cedes, v. 29, n. 77, p. 49-62, 2009.
GUTIERREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. Guia da Escola Cidadã. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 5p, 2009.
JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, 2003.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. The Brazilian environmental education: macro-political-pedagogical trends. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, p. 23-40, 2014.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicada. 3 ed, São Paulo: Atlas, 2016.
MEDEIROS, Aurélia Barbosa de; MENDONÇA, Maria José da Silva Lemes; SOUSA, Gláucia Lourenço de; OLIVEIRA, Itamar Pereira de. A importância da Educação Ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, p. 2-17, 2011.
MINÉU, Humberto Ferreira da Silva; TEIXEIRA, Raquel Alves; COLESANTI, Marlene de Muno. A educação ambiental no currículo escolar do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais. Ambiente & Educação. v. 19, n. 2, p. 18-24, 2014.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Revista Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias. Interações, v. 5, n.9, pp. 57-72, 2000.
NERI DE SOUZA, Dayse; FRANCISLÊ; COSTA, Antônio Pedro. Percepção dos utilizadores sobre o software de análise qualitativa WebQDA. Revista Comunicação & Informação, v.17, n.2, p.104-118, 2014.
SOUZA, Dayse Neri de: SOUZA, Francislê Neri de: COSTA, Antonio Pedro. Percepção dos utilizadores sobre o software de análise qualitativa WebQDA. Revista Comunicação & Informação, v. 17, n. 2, p. 104-118, 2014.
PEDRINI, Alexandre de Gusmão; SAITO, Carlos Hiroo. (Org.) Paradigmas metodológicos em educação ambiental. Petrópolis: Editora Vozes, 278p, 2014.
RODRIGUES, Gabrielle Silva; PINTO, Benjamin Carvalho Teixeira; FONSECA, Lana Claudia de Souza.; MIRANDA, Cristiana do Couto. O estado da arte das práticas didático-pedagógicas em educação ambiental (período de 2010 a 2017) na Revista Brasileira de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental- Revbea, v. 14, n. 1, p. 9-28, 2019.
SANTOS, Edna Maria; FARIA, Lia Ciomar Macedo de. O Educador e o Olhar Antropológico. Forum Crítico da Educação, v. 01, p. 09-20, 2005.
SARAIVA, Vanda Maria; NASCIMENTO, Kelly Regina Pereira do; COSTA, Renata Kelly Matos da. Análise comparativa das práticas ambientais utilizadas no ensino da Educação Ambiental em escolas públicas. Holos Natal, v. 24, n. 2, p. 81-93, 2008.
SILVA, Katiane Pedrosa Mirandola; SILVA, Keliene Pedrosa Mirandola; CANEDO, Karine de Oliveira Karine de Oliveira; RAGGI, Désirée Gonçalves; SILVA, José Geraldo Ferreira da. Educação ambiental e sustentabilidade: uma preocupação necessária e contínua na escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental-Revbea, v. 14, n. 1, p. 69-80, 2019.
SILVA, Ronaldo Gomes da. A Lei n° 9.795/99 e a efetividade da sustentabilidade ambiental. Jus.com.br. Disponível em:< https://jus.com.br/artigos/51926/a-lei-9-795-99-e-a-efetividade-da-sustentabilidade-ambiental>. Acessado em 25 de março de 2014.
SORRENTINO, Marcos; TRAJBER, Rachel; MENDONCA, Patrícia; FERRARO JUNIOR, Luiz Antonio. Educação Ambiental como Política Pública. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005.
SOUZA, Marli Aparecida Rocha de; WALL, Marilene Loewen; THULER, Andrea Cristina de Morais Chaves; LOWEN, Ingrid Margareth Voth; PERES, Aida Maris. O uso do software Iramuteq na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de enfermagem da USP, v. 52, p. 1-7, 2018.
VERGARA, Sylvia Constant; PECI, Alketa. Escolhas Metodológicas em estudos organizacionais. Organização & Sociedade, v. 10, n. 27, p. 14-26, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.