Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química

Autores

  • Marli Dallagnol Frison Unijuí
  • José Cláudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Jaqueline Paim Ceretta Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4570

Palavras-chave:

Prática docente. Situação de Estudo. Ensino de Química. Educação Ambiental.

Resumo

Este artigo traz reflexões acerca de um processo formativo vivenciado por uma licencianda do curso de Química da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí - durante a elaboração e desenvolvimento de uma proposta de inovação curricular para o ensino de Química que tem como foco algumas questões ambientais. Enfoca o papel do professor enquanto mediador na produção de conhecimento escolar. Salienta que a educação ambiental deve ser entendida como um processo permanente de aprendizagem e um instrumento capaz de sensibilizar e capacitar as pessoas para a compreensão dos problemas ambientais e para o desenvolvimento da consciência ambiental. Mostra a importância de desenvolver os conteúdos escolares de forma articulada e contextualizada, que permita aos estudantes produzirem novos significados e valores para as concepções e conceitos já formados sobre o meio ambiente a partir das interações com o mundo social e com a escola. Acredita-se que a partir do conhecimento produzido acerca de questões ambientais os aprendizes possam tomar consciência de suas responsabilidades, o que lhes permite mudanças atitudinais em relação ao ambiente e à saúde.

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Biografia do Autor

Marli Dallagnol Frison, Unijuí

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS. Mestre em Educação nas Ciências – Unijuí. Professora do Departamento Biologia e Química da Unijuí. Membro do Gipec - Unijuí.

José Cláudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pós-doutor pela Universidade de Aveiro - Portugal. Doutor em Engenharia de Biomassa – UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica – UFRGS. Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e de Química da UFRGS. Porto Alegre – Brasil

Jaqueline Paim Ceretta, Unijuí

Licencianda do curso de Graduação em Química da Unijuí. Bolsista Pibex - Unijuí

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Publicado

2014-08-12

Como Citar

Frison, M. D., Del Pino, J. C., & Ceretta, J. P. (2014). Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4570