Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4570Keywords:
Prática docente. Situação de Estudo. Ensino de Química. Educação Ambiental.Abstract
Este artigo traz reflexões acerca de um processo formativo vivenciado por uma licencianda do curso de Química da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí - durante a elaboração e desenvolvimento de uma proposta de inovação curricular para o ensino de Química que tem como foco algumas questões ambientais. Enfoca o papel do professor enquanto mediador na produção de conhecimento escolar. Salienta que a educação ambiental deve ser entendida como um processo permanente de aprendizagem e um instrumento capaz de sensibilizar e capacitar as pessoas para a compreensão dos problemas ambientais e para o desenvolvimento da consciência ambiental. Mostra a importância de desenvolver os conteúdos escolares de forma articulada e contextualizada, que permita aos estudantes produzirem novos significados e valores para as concepções e conceitos já formados sobre o meio ambiente a partir das interações com o mundo social e com a escola. Acredita-se que a partir do conhecimento produzido acerca de questões ambientais os aprendizes possam tomar consciência de suas responsabilidades, o que lhes permite mudanças atitudinais em relação ao ambiente e à saúde.Downloads
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Published
2014-08-12
How to Cite
Frison, M. D., Del Pino, J. C., & Ceretta, J. P. (2014). Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4570
Issue
Section
Artigos