A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Autores

  • Clarinês Hames UNIJUI, Ijuí - Rio Grande do Sul.
  • Marli Dallagnol Frison UNIJUI, Ijuí - Rio Grande do Sul.
  • Maria Cristina Pansera de Araújo UNIJUI, Ijuí - Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3957

Palavras-chave:

Situação de Estudo, geração e gerenciamento de resíduos sólidos, formação docente, desenvolvimento da consciência ambiental.

Resumo

O presente texto analisa a elaboração e o desenvolvimento de uma proposta de ensino que traz na sua concepção a Educação Ambiental como fundamento. Reflete sobre a importância da educação formal voltada para a produção de um conhecimento escolar que permita o desenvolvimento da consciência ambiental. Mostra que propostas de ensino produzidas a partir de uma problemática ambiental e articuladas aos conhecimentos cotidianos são capazes de proporcionar aos indivíduos melhor compreensão da natureza complexa do ambiente. Destaca que o ensino desenvolvido numa perspectiva interdisciplinar além de superar a fragmentação e linearidade dos conteúdos escolares permite formar conceitos de procedimentos, atitudes e habilidades e, competências para tomadas de decisões qualificadas e responsáveis quanto às intervenções futuras no ambiente. Salienta a necessidade de inclusão da educação ambiental nos cursos de formação de professores e do reconhecimento do professor de escola como autor do currículo desenvolvido.

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Biografia do Autor

Clarinês Hames, UNIJUI, Ijuí - Rio Grande do Sul.

Mestre em Educação nas Ciências – UNIJUI. Profª do Departamento de Biologia e Química da Unijuí. Membro do Gipec-Unijui – 98700-000 - Ijuí - Rio Grande do Sul.

Marli Dallagnol Frison, UNIJUI, Ijuí - Rio Grande do Sul.

Mestre em Educação nas Ciências – UNIJUI. Doutoranda do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS. Professora do Departamento Biologia e Química da Unijuí. Membro do Gipec-Unijui.

Maria Cristina Pansera de Araújo, UNIJUI, Ijuí - Rio Grande do Sul.

Mestre e Doutora em Genética e Biologia Molecular – UFRGS. Professora do Departamento Biologia e Química e Mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí. Membro do Gipec-Unijui. 98700-000 – Ijuí – Rio Grande do Sul.

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

Hames, C., Frison, M. D., & Araújo, M. C. P. de. (2013). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3957