FAZER ARTÍSTICO NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS I
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3956Palavras-chave:
Arte e Educação, Ciências Biológicas, Popularização científica.Resumo
Imerso em um contexto de discussão sobre Educação Ambiental, sobre a mudança de paradigmas, o avanço tecnológico e as múltiplas formas de aprendizagem, recorre-se a oficinas pedagógicas que utilizam o fazer artístico para o ensino e popularização do conhecimento biológico, sendo aqui relatadas atividades realizadas durante os anos de 2001 a 2005. Constituem atividades educativas que se utilizam de técnicas de arte como veículo de representação e apresentação dos elementos do ecossistema, assim como para abordar sobre conceitos e conhecimentos de ciências biológicas, proporcionando espaços ricos em estímulos, havendo grande envolvimento dos participantes.Downloads
Referências
ANSOLIN, T. L.; NASCIMENTO JÚNIOR, A.F. Oficina de bordado: uma abordagem fácil e
atraente de ensinar Etologia. In: ANAIS DO XXII ENCONTRO ANUAL DE ETOLOGIA.
Campo Grande-MS, 2004. p. 1.(CD-ROM)
BARBOSA, A. M.T.B. Ver, fazer, contextualizar – A Arte/Educação constitui uma das
tendências mais importantes da pedagogia contemporânea, associando ensino de artes ao
desenvolvimento cognitivo. Viver mente&cérebro - Coleção memória da pedagogia n.6:
Educação no Século XXI. Rio de Janeiro: Relume Dumar: Ediouro; São Paulo: Segmento-
Duetto, 2006. p.16-21.
BARCARO, C.; NASCIMENTO JÚNIOR, A.F. A utilização da técnica de bordado como
instrumento pedagógico no ensino de educação ambiental. Arquivos da APADEC, 8 (supl.):
mai.,2004. p. 1. (CD-ROM)
BELLINI, M. Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino de Ciências
Biológicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.88, n. 218, p. 30-47,
jan./abr. 2007.
COSTA, D. R.; SOUZA, D.C.; NASCIMENTO JÚNIOR, A.F. A Confecção de artesanato
com material reciclado como uma contribuição para a educação ambiental. In: III FÓRUM
NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Anais de trabalhos acadêmico-cientifico. Santa Rosa,
p. 280-287.
DUARTE JR., J. Fundamentos estéticos da educação. 2 ed. Campinas: Papirus, 1988.
FALEIRO, R. F. M. O bordado da memória. Projeto de arte-educação faz alunos usarem
agulha e linha como forma de expressão e resgate das próprias lembranças. Revista AMAE
educando. nº 269, p. 6-11, Agos. 1997.
FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C. de T. Arte na Educação escolar. São Paulo: Cortez,
GADOTTI, M. O século XXI anuncia uma crise de paradigmas que traz para a reflexão
pedagógica conceitos novos como sustentabilidade, cidadania planetária, dialogismo e
transculturalidade. Viver mente & cérebro - Coleção memória da pedagogia n.6: Educação no
Século XXI. Rio de Janeiro: Relume Dumar: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, p.6-15,
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na Educação. 5 ed. Campinas: Papirus, 2003
HOLDEFER, Angelita Maria; VIVIAN, Dirce Aparecida; CUNHA, F.; REBOLO, L. L.;
NASCIMENTO JÚNIOR, A.F. Utilizando cartoplex e bordado como forma alternativa para o
ensino de Etologia. IN: ANAIS DO XX ENCONTRO ANUAL DE ETOLOGIA. UFRN,
p. 349.
KESTRING, D.; KLEIN, J.; BONETT, L. P.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Ensino de
ecologia para acadêmicos através de doces. In: 4TO CONGRESO INTERNACIONAL DE
EDUCACIÓN SUPERIOR. Universidad 2004. La Habana-Cuba, 2004. p. 3897-3802. (CDROM)
LIMA, S. A.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. A utilização de animais em sabonete para o
ensino de educação ambiental. Arquivos da APADEC, 8 (supl.): mai.,2004. p. 1. (CD-ROM)
LIBERA, L. D.; ANSOLIN, T. L.; BARCARO, C. ; CALISTO, A. P. L.; TEIXEIRA, V. L.;
NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. A utilização de papel maché, dobradura e bordado como
material pedagógico no ensino de educação ambiental. In: ANAIS DO VI ENCONTRO
PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. UNESPAR. Campo Mourão, 2003. p. 1-4
(CD-ROM)
MAMEDE, F.; FRAISSAT, G. Construindo com arte o Nosso Meio Ambiente. In: SANTOS,
J, E; SATO, Michéle (orgs.). A construção da Educação Ambiental à Esperança de Pandora.
São Carlos: Rima, 2001, p. 497-507
PIETROCOLA, M. Curiosidade e Imaginação – os caminhos do conhecimento nas ciências,
nas artes e no ensino. In: CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de Ciências – unindo a
pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p. 119-133.
SOUZA, D. C.; ARANTES, M. A. P.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F.. Aproveitamento de
jornal para a produção de material didático-pedagógico para o ensino de ecologia e educação
ambiental. In: III FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO TORRES, Anais, 2006. p. 1-12. (CD-ROM).
SOUZA, D. C.; TRONCO, T.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Animais em sabonete um
instrumento para o desenvolvimento da educação ambiental: conceitos ecológicos no
cotidiano”. In: II FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Anais, Torres, 2005. p. 1-9. (CDROM).
TEIXEIRA, V. L.; GOELZER, L. P.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. Técnica de dobradura
como procedimento complementar ao ensino da educação ambiental. In: I SEMINÁRIO
INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, Anais. Cianorte, 2001. p. 2759-2762.
TEIXEIRA, V. L.; GRUNVALD, A. K.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. A técnica da
dobradura como instrumento pedagógico no ensino da mata ciliar. IN: I SIMPÓSIO
REGIONAL DE MATA CILIAR, Anais. UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, 2002. p.
-5.
TEIXEIRA, V. L.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. Oficinas de papel maché, E.V.A (Evenil
Venílico acetílico) e bordado como subsídios ao ensino de biologia. In: I ENCONTRO
NACIONAL DE DIFUSÃO TECNOLÓGICA, Anais. CEFER. Medianeira, 2002. p. 208- 209. (CD-ROM).