FAZER ARTÍSTICO NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS I

Autores

  • Antônio Fernandes Nascimento Júnior Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita”.
  • Daniele Cristina de Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3956

Palavras-chave:

Arte e Educação, Ciências Biológicas, Popularização científica.

Resumo

Imerso em um contexto de discussão sobre Educação Ambiental, sobre a mudança de paradigmas, o avanço tecnológico e as múltiplas formas de aprendizagem, recorre-se a oficinas pedagógicas que utilizam o fazer artístico para o ensino e popularização do conhecimento biológico, sendo aqui relatadas atividades realizadas durante os anos de 2001 a 2005. Constituem atividades educativas que se utilizam de técnicas de arte como veículo de representação e apresentação dos elementos do ecossistema, assim como para abordar sobre conceitos e conhecimentos de ciências biológicas, proporcionando espaços ricos em estímulos, havendo grande envolvimento dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Fernandes Nascimento Júnior, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita”.

Doutor em Ciências, Pós-graduando em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita”, Faculdade de Ciências. Av Eng Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 CEP 17.033-360, Vargem Limpa, Bauru-SP.

Daniele Cristina de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Ciências Biológicas, Pós-graduanda em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciências Exatas. Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário, Cx. Postal 6001. CEP 86051-990, Londrina - PR,

Referências

ANSOLIN, T. L.; NASCIMENTO JÚNIOR, A.F. Oficina de bordado: uma abordagem fácil e

atraente de ensinar Etologia. In: ANAIS DO XXII ENCONTRO ANUAL DE ETOLOGIA.

Campo Grande-MS, 2004. p. 1.(CD-ROM)

BARBOSA, A. M.T.B. Ver, fazer, contextualizar – A Arte/Educação constitui uma das

tendências mais importantes da pedagogia contemporânea, associando ensino de artes ao

desenvolvimento cognitivo. Viver mente&cérebro - Coleção memória da pedagogia n.6:

Educação no Século XXI. Rio de Janeiro: Relume Dumar: Ediouro; São Paulo: Segmento-

Duetto, 2006. p.16-21.

BARCARO, C.; NASCIMENTO JÚNIOR, A.F. A utilização da técnica de bordado como

instrumento pedagógico no ensino de educação ambiental. Arquivos da APADEC, 8 (supl.):

mai.,2004. p. 1. (CD-ROM)

BELLINI, M. Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino de Ciências

Biológicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.88, n. 218, p. 30-47,

jan./abr. 2007.

COSTA, D. R.; SOUZA, D.C.; NASCIMENTO JÚNIOR, A.F. A Confecção de artesanato

com material reciclado como uma contribuição para a educação ambiental. In: III FÓRUM

NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Anais de trabalhos acadêmico-cientifico. Santa Rosa,

p. 280-287.

DUARTE JR., J. Fundamentos estéticos da educação. 2 ed. Campinas: Papirus, 1988.

FALEIRO, R. F. M. O bordado da memória. Projeto de arte-educação faz alunos usarem

agulha e linha como forma de expressão e resgate das próprias lembranças. Revista AMAE

educando. nº 269, p. 6-11, Agos. 1997.

FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C. de T. Arte na Educação escolar. São Paulo: Cortez,

GADOTTI, M. O século XXI anuncia uma crise de paradigmas que traz para a reflexão

pedagógica conceitos novos como sustentabilidade, cidadania planetária, dialogismo e

transculturalidade. Viver mente & cérebro - Coleção memória da pedagogia n.6: Educação no

Século XXI. Rio de Janeiro: Relume Dumar: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, p.6-15,

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na Educação. 5 ed. Campinas: Papirus, 2003

HOLDEFER, Angelita Maria; VIVIAN, Dirce Aparecida; CUNHA, F.; REBOLO, L. L.;

NASCIMENTO JÚNIOR, A.F. Utilizando cartoplex e bordado como forma alternativa para o

ensino de Etologia. IN: ANAIS DO XX ENCONTRO ANUAL DE ETOLOGIA. UFRN,

p. 349.

KESTRING, D.; KLEIN, J.; BONETT, L. P.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Ensino de

ecologia para acadêmicos através de doces. In: 4TO CONGRESO INTERNACIONAL DE

EDUCACIÓN SUPERIOR. Universidad 2004. La Habana-Cuba, 2004. p. 3897-3802. (CDROM)

LIMA, S. A.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. A utilização de animais em sabonete para o

ensino de educação ambiental. Arquivos da APADEC, 8 (supl.): mai.,2004. p. 1. (CD-ROM)

LIBERA, L. D.; ANSOLIN, T. L.; BARCARO, C. ; CALISTO, A. P. L.; TEIXEIRA, V. L.;

NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. A utilização de papel maché, dobradura e bordado como

material pedagógico no ensino de educação ambiental. In: ANAIS DO VI ENCONTRO

PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. UNESPAR. Campo Mourão, 2003. p. 1-4

(CD-ROM)

MAMEDE, F.; FRAISSAT, G. Construindo com arte o Nosso Meio Ambiente. In: SANTOS,

J, E; SATO, Michéle (orgs.). A construção da Educação Ambiental à Esperança de Pandora.

São Carlos: Rima, 2001, p. 497-507

PIETROCOLA, M. Curiosidade e Imaginação – os caminhos do conhecimento nas ciências,

nas artes e no ensino. In: CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de Ciências – unindo a

pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p. 119-133.

SOUZA, D. C.; ARANTES, M. A. P.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F.. Aproveitamento de

jornal para a produção de material didático-pedagógico para o ensino de ecologia e educação

ambiental. In: III FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO TORRES, Anais, 2006. p. 1-12. (CD-ROM).

SOUZA, D. C.; TRONCO, T.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Animais em sabonete um

instrumento para o desenvolvimento da educação ambiental: conceitos ecológicos no

cotidiano”. In: II FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Anais, Torres, 2005. p. 1-9. (CDROM).

TEIXEIRA, V. L.; GOELZER, L. P.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. Técnica de dobradura

como procedimento complementar ao ensino da educação ambiental. In: I SEMINÁRIO

INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, Anais. Cianorte, 2001. p. 2759-2762.

TEIXEIRA, V. L.; GRUNVALD, A. K.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. A técnica da

dobradura como instrumento pedagógico no ensino da mata ciliar. IN: I SIMPÓSIO

REGIONAL DE MATA CILIAR, Anais. UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, 2002. p.

-5.

TEIXEIRA, V. L.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. Oficinas de papel maché, E.V.A (Evenil

Venílico acetílico) e bordado como subsídios ao ensino de biologia. In: I ENCONTRO

NACIONAL DE DIFUSÃO TECNOLÓGICA, Anais. CEFER. Medianeira, 2002. p. 208- 209. (CD-ROM).

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

Nascimento Júnior, A. F., & Souza, D. C. de. (2013). FAZER ARTÍSTICO NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS I. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3956