Reflexões sobre educação ambiental e ecologia social no Brasil a partir de um estudo de estado da arte (2011-2020)

Autores

  • Adler Santos Garcia Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus Cidade Universitária https://orcid.org/0000-0003-2837-7750
  • Amanda de Mattos Pereira Mano Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus do Pantanal
  • Alexandre Cougo de Cougo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus do Pantanal https://orcid.org/0000-0003-0851-6709
  • Lucí Helena Zanata Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus do Pantanal

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14692

Palavras-chave:

Estudo bibliográfico, Sociedade-Natureza, Ecologia Social

Resumo

A Educação Ambiental (EA) concerne um espaço de construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes na busca de uma nova ética da relação sociedade-natureza. Da mesma maneira, a Teoria da Ecologia Social visa apresentar e analisar os problemas ecológicos advindos, profundamente, dos problemas sociais. Este trabalho buscou examinar, catalogar e evidenciar, utilizando a metodologia do Estado da Arte, a produção científica de teses e dissertações, existente no Brasil, entre Educação Ambiental e Ecologia Social no período de 2011 a 2020. Foram encontrados apenas dois estudos no âmbito da investigação. Ressalta-se a importância da promoção do diálogo e envolvimento das temáticas, em virtude de ampliar teórica e conceitualmente o arcabouço científico nacional e de amplificar a necessidade do potencial transformador na relação sociedade-natureza que os dois temas convergem.

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Biografia do Autor

Adler Santos Garcia Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus Cidade Universitária

Biólogo e Mestrando em Ensino de Ciências na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Câmpus Cidade Universitária. E-mail:  adler.sgc@gmail.com

 

 

Amanda de Mattos Pereira Mano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus do Pantanal

Bióloga e Pedagoga. Doutora em Educação. Professora adjunta na área de Ensino-aprendizagem, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Câmpus do Pantanal. E-mail: amanda.mano@ufms.br

 

Alexandre Cougo de Cougo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus do Pantanal

Licenciado em História e Doutor em Educação Ambiental. Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Câmpus do Pantanal. E-mail: alexandre.cougo@ufms.br

Lucí Helena Zanata, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus do Pantanal

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas. Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela EESC/CRHEA/USP. Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Câmpus Pantanal. E-mail: luci.zanata@ufms.br

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Costa, A. S. G., Mano, A. de M. P., Cougo, A. C. de, & Zanata, L. H. . (2022). Reflexões sobre educação ambiental e ecologia social no Brasil a partir de um estudo de estado da arte (2011-2020). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(3), 100–119. https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14692

Edição

Seção

Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental