As Pesquisas sobre Atitudes Ambientais no campo da Educação em Ciências:
um estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13078Palavras-chave:
Educação em Ciências, Atitudes, Educação AmbientalResumo
O processo educativo é essencial na formação para o enfrentamento da crise socioambiental, proporcionando momentos de aquisição de conhecimento de maneira ativa, autônoma, reflexiva e coletiva, para o desenvolvimento de atitudes pró-ambientais. O presente artigo teve como objetivo realizar uma revisão do tipo Estado do Conhecimento sobre os conhecimentos produzidos por pesquisas com a temática de atitudes na área da Educação em Ciências. Evidenciou-se a predominância de atitudes ambientais antropocêntricas e/ou utilitaristas, porém, concepções ou visões de mundo mais preocupadas com o meio ambiente podem se beneficiar de participações em atividades de Educação Ambiental. Dessa forma, aponta-se profícuos caminhos de pesquisa para o entendimento de como os(as) estudantes podem se beneficiar em aulas de Ciências ao mesmo tempo em que despertam o interesse pela natureza e sua preservação.
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