As Pesquisas sobre Atitudes Ambientais no campo da Educação em Ciências:

um estado do conhecimento

Autores

  • Renan de Almeida Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Vicente Lima Robaina Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13078

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Atitudes, Educação Ambiental

Resumo

O processo educativo é essencial na formação para o enfrentamento da crise socioambiental, proporcionando momentos de aquisição de conhecimento de maneira ativa, autônoma, reflexiva e coletiva, para o desenvolvimento de atitudes pró-ambientais. O presente artigo teve como objetivo realizar uma revisão do tipo Estado do Conhecimento sobre os conhecimentos produzidos por pesquisas com a temática de atitudes na área da Educação em Ciências.  Evidenciou-se a predominância de atitudes ambientais antropocêntricas e/ou utilitaristas, porém, concepções ou visões de mundo mais preocupadas com o meio ambiente podem se beneficiar de participações em atividades de Educação Ambiental. Dessa forma, aponta-se profícuos caminhos de pesquisa para o entendimento de como os(as) estudantes podem se beneficiar em aulas de Ciências ao mesmo tempo em que despertam o interesse pela natureza e sua preservação.

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Biografia do Autor

Renan de Almeida Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Ciências Biológicas (2017) pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestre (2019) e atualmente doutorando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza (GPEEC-Natureza).

José Vicente Lima Robaina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Curta em Ciências (1982) e Licenciatura Plena em Química (1985) Pontifícia Universidade Católica-RS, Mestre em Educação (1996) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor de graduação e pós-graduação da UFRGS, Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação (FACED). Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza (GPEEC-Natureza).

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

de Almeida Barbosa, R., & Lima Robaina, J. V. (2022). As Pesquisas sobre Atitudes Ambientais no campo da Educação em Ciências:: um estado do conhecimento. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 94–112. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13078