Educação ambiental no Brasil em bases indexadas
modelagem de tópicos para identificação de assuntos emergentes
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16631Palavras-chave:
Complexidade Socioambiental, Práticas Educativas, Políticas AmbientaisResumo
O objetivo deste estudo foi analisar a pesquisa em Educação Ambiental no Brasil, utilizando bases de dados indexadas, e investigar as conexões entre diferentes tópicos por meio da Alocação Latente de Dirichlet (LDA). Nove tópicos foram identificados, com os mais relevantes sendo: (1) Educação Ambiental Crítica; (2) Educação Ambiental em Escolas; (3) Educação Ambiental em Unidades de Conservação. A produção científica cresceu significativamente após 2017, especialmente pelas revistas REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental e Environmental Education Research. Observou-se a evolução da Educação Ambiental no contexto brasileiro, com um foco crescente na abordagem crítica. Inicialmente, a disciplina se concentrava em temas como crises ambientais, poluição, biodiversidade e conservação, mas ao longo do tempo, incorporou elementos filosóficos em sua abordagem conceitual.
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