Educação ambiental no Brasil em bases indexadas

modelagem de tópicos para identificação de assuntos emergentes

Autores

  • Carla Graciani Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Junir Antônio Lutinski Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Cássia Alves Lima-Rezende Universidade Comunitária da Região de Chapecó https://orcid.org/0000-0001-7615-7635
  • Renan de Souza Rezende Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) https://orcid.org/0000-0002-4129-0863

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16631

Palavras-chave:

Complexidade Socioambiental, Práticas Educativas, Políticas Ambientais

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a pesquisa em Educação Ambiental no Brasil, utilizando bases de dados indexadas, e investigar as conexões entre diferentes tópicos por meio da Alocação Latente de Dirichlet (LDA). Nove tópicos foram identificados, com os mais relevantes sendo: (1) Educação Ambiental Crítica; (2) Educação Ambiental em Escolas; (3) Educação Ambiental em Unidades de Conservação. A produção científica cresceu significativamente após 2017, especialmente pelas revistas REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental e Environmental Education Research. Observou-se a evolução da Educação Ambiental no contexto brasileiro, com um foco crescente na abordagem crítica. Inicialmente, a disciplina se concentrava em temas como crises ambientais, poluição, biodiversidade e conservação, mas ao longo do tempo, incorporou elementos filosóficos em sua abordagem conceitual.

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Biografia do Autor

Carla Graciani, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, professora de biologia no município de Chapecó.

Junir Antônio Lutinski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor em Biodiversidade Animal pela UFSM e Professor titular na Universidade Comunitária da Região de Chapecó no curso de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas e no Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde.

Cássia Alves Lima-Rezende, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor em Biologia Animal pela UnB e Professor titular na Universidade Comunitária da Região de Chapecó no curso de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas e no Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental.

Renan de Souza Rezende, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutor em Ecologia pela UFSC e Professor titular na Universidade Comunitária da Região de Chapecó no curso de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas e no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais.

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

Graciani, C., Lutinski, J. A., Lima-Rezende, C. A., & Rezende, R. de S. (2025). Educação ambiental no Brasil em bases indexadas: modelagem de tópicos para identificação de assuntos emergentes. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 276–297. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16631