FAZER ARTÍSTICO NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS I

Autores/as

  • Antônio Fernandes Nascimento Júnior Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita”.
  • Daniele Cristina de Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3956

Palabras clave:

Arte e Educação, Ciências Biológicas, Popularização científica.

Resumen

Imerso em um contexto de discussão sobre Educação Ambiental, sobre a mudança de paradigmas, o avanço tecnológico e as múltiplas formas de aprendizagem, recorre-se a oficinas pedagógicas que utilizam o fazer artístico para o ensino e popularização do conhecimento biológico, sendo aqui relatadas atividades realizadas durante os anos de 2001 a 2005. Constituem atividades educativas que se utilizam de técnicas de arte como veículo de representação e apresentação dos elementos do ecossistema, assim como para abordar sobre conceitos e conhecimentos de ciências biológicas, proporcionando espaços ricos em estímulos, havendo grande envolvimento dos participantes.

Descargas

Biografía del autor/a

Antônio Fernandes Nascimento Júnior, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita”.

Doutor em Ciências, Pós-graduando em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita”, Faculdade de Ciências. Av Eng Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 CEP 17.033-360, Vargem Limpa, Bauru-SP.

Daniele Cristina de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Ciências Biológicas, Pós-graduanda em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciências Exatas. Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário, Cx. Postal 6001. CEP 86051-990, Londrina - PR,

Citas

ANSOLIN, T. L.; NASCIMENTO JÚNIOR, A.F. Oficina de bordado: uma abordagem fácil e

atraente de ensinar Etologia. In: ANAIS DO XXII ENCONTRO ANUAL DE ETOLOGIA.

Campo Grande-MS, 2004. p. 1.(CD-ROM)

BARBOSA, A. M.T.B. Ver, fazer, contextualizar – A Arte/Educação constitui uma das

tendências mais importantes da pedagogia contemporânea, associando ensino de artes ao

desenvolvimento cognitivo. Viver mente&cérebro - Coleção memória da pedagogia n.6:

Educação no Século XXI. Rio de Janeiro: Relume Dumar: Ediouro; São Paulo: Segmento-

Duetto, 2006. p.16-21.

BARCARO, C.; NASCIMENTO JÚNIOR, A.F. A utilização da técnica de bordado como

instrumento pedagógico no ensino de educação ambiental. Arquivos da APADEC, 8 (supl.):

mai.,2004. p. 1. (CD-ROM)

BELLINI, M. Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino de Ciências

Biológicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.88, n. 218, p. 30-47,

jan./abr. 2007.

COSTA, D. R.; SOUZA, D.C.; NASCIMENTO JÚNIOR, A.F. A Confecção de artesanato

com material reciclado como uma contribuição para a educação ambiental. In: III FÓRUM

NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Anais de trabalhos acadêmico-cientifico. Santa Rosa,

p. 280-287.

DUARTE JR., J. Fundamentos estéticos da educação. 2 ed. Campinas: Papirus, 1988.

FALEIRO, R. F. M. O bordado da memória. Projeto de arte-educação faz alunos usarem

agulha e linha como forma de expressão e resgate das próprias lembranças. Revista AMAE

educando. nº 269, p. 6-11, Agos. 1997.

FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C. de T. Arte na Educação escolar. São Paulo: Cortez,

GADOTTI, M. O século XXI anuncia uma crise de paradigmas que traz para a reflexão

pedagógica conceitos novos como sustentabilidade, cidadania planetária, dialogismo e

transculturalidade. Viver mente & cérebro - Coleção memória da pedagogia n.6: Educação no

Século XXI. Rio de Janeiro: Relume Dumar: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, p.6-15,

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na Educação. 5 ed. Campinas: Papirus, 2003

HOLDEFER, Angelita Maria; VIVIAN, Dirce Aparecida; CUNHA, F.; REBOLO, L. L.;

NASCIMENTO JÚNIOR, A.F. Utilizando cartoplex e bordado como forma alternativa para o

ensino de Etologia. IN: ANAIS DO XX ENCONTRO ANUAL DE ETOLOGIA. UFRN,

p. 349.

KESTRING, D.; KLEIN, J.; BONETT, L. P.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Ensino de

ecologia para acadêmicos através de doces. In: 4TO CONGRESO INTERNACIONAL DE

EDUCACIÓN SUPERIOR. Universidad 2004. La Habana-Cuba, 2004. p. 3897-3802. (CDROM)

LIMA, S. A.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. A utilização de animais em sabonete para o

ensino de educação ambiental. Arquivos da APADEC, 8 (supl.): mai.,2004. p. 1. (CD-ROM)

LIBERA, L. D.; ANSOLIN, T. L.; BARCARO, C. ; CALISTO, A. P. L.; TEIXEIRA, V. L.;

NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. A utilização de papel maché, dobradura e bordado como

material pedagógico no ensino de educação ambiental. In: ANAIS DO VI ENCONTRO

PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. UNESPAR. Campo Mourão, 2003. p. 1-4

(CD-ROM)

MAMEDE, F.; FRAISSAT, G. Construindo com arte o Nosso Meio Ambiente. In: SANTOS,

J, E; SATO, Michéle (orgs.). A construção da Educação Ambiental à Esperança de Pandora.

São Carlos: Rima, 2001, p. 497-507

PIETROCOLA, M. Curiosidade e Imaginação – os caminhos do conhecimento nas ciências,

nas artes e no ensino. In: CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de Ciências – unindo a

pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p. 119-133.

SOUZA, D. C.; ARANTES, M. A. P.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F.. Aproveitamento de

jornal para a produção de material didático-pedagógico para o ensino de ecologia e educação

ambiental. In: III FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO TORRES, Anais, 2006. p. 1-12. (CD-ROM).

SOUZA, D. C.; TRONCO, T.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Animais em sabonete um

instrumento para o desenvolvimento da educação ambiental: conceitos ecológicos no

cotidiano”. In: II FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Anais, Torres, 2005. p. 1-9. (CDROM).

TEIXEIRA, V. L.; GOELZER, L. P.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. Técnica de dobradura

como procedimento complementar ao ensino da educação ambiental. In: I SEMINÁRIO

INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, Anais. Cianorte, 2001. p. 2759-2762.

TEIXEIRA, V. L.; GRUNVALD, A. K.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. A técnica da

dobradura como instrumento pedagógico no ensino da mata ciliar. IN: I SIMPÓSIO

REGIONAL DE MATA CILIAR, Anais. UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, 2002. p.

-5.

TEIXEIRA, V. L.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. Oficinas de papel maché, E.V.A (Evenil

Venílico acetílico) e bordado como subsídios ao ensino de biologia. In: I ENCONTRO

NACIONAL DE DIFUSÃO TECNOLÓGICA, Anais. CEFER. Medianeira, 2002. p. 208- 209. (CD-ROM).

Publicado

2013-09-30

Cómo citar

Nascimento Júnior, A. F., & Souza, D. C. de. (2013). FAZER ARTÍSTICO NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS I. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3956