Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais

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DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11243

Resumo

O texto apresenta os resultados de pesquisa que buscou responder à pergunta: que contribuições à formação de professores as mediações fotográficas trazem para a compreensão de questões socioambientais na premissa de uma educação pela cidade? Exploramos a cidade de Belém, em um City Tour pedagógico, mediante registros fotográficos de suas paisagens e elaboração de textos críticos, na leitura destes registros. As leituras das fotografias permitiram a apreensão de “várias cidades”: (1) a cidade negligenciada; (2) a cidade das contradições; (3) a cidade que necessita pensar mais na natureza e (4) a cidade que revela singularidades, evoca memórias e se insere na contemporaneidade”. De um olhar desatento, um olhar sem ver, os professores passaram a perceber a cidade como espaço de confronto com a realidade, na apreensão das questões socioambientais, interrogando este estado de coisas, e permitindo sua concreta inserção no cenário citadino.

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Biografia do Autor

Manuella Teixeira Santos, Secretaria Estadual de Educação

Mestre (2012) e Doutora (2019) em Educação em Ciências e Matemáticas (Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI/Universidade Federal do Pará - UFPA). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - UFPA (2008). É professora da Secretaria de Estado de Educação do Pará. Tem experiência com Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Questões socioambientais, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Fotografia.

Elinete Oliveira Raposo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2004) e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em ciências, atuando principalmente nos seguintes temas:educação para a sustentabilidade, ensino de física, formação inicial e continuada de professores.

Nadia Magalhães da Silva Freitas, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Nutrição, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Ciências (Microbiologia), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, da Universidade Federal do Pará (2008). Pós-doutorado em Ensino e Aprendizagem das Ciências, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2015/2016). Foi professora da Universidade Federal de Roraima (1992-2008). Atualmente é professora da Universidade Federal do Pará, com atuação no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), junto a Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagem. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência de pesquisa na área de Educação em Ciências, com ênfase em formação de professores, abordagem CTS, questões socioambientais, educação científica para o contexto amazônico, temas sociocientíficos, educação para sustentabilidade/desenvolvimento sustentável.

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Publicado

2020-08-21

Como Citar

Santos, M. T., Raposo, E. O., & Freitas, N. M. da S. (2020). Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(3), 241–262. https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11243