O “V de Gowin”: meio útil de organizar a estrutura e desenvolvimento da pesquisa em Educação Ambiental que utiliza a Modelagem Semiquantitativa VISQ-JAVA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4005Palavras-chave:
V de Gowin, Educação Ambiental, Modelagem, VISQ-JAVA.Resumo
O artigo busca demonstrar a utilidade do “V de Gowin” na organização da estrutura e desenvolvimento da pesquisa que está sendo realizada pelo autor no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (EA) da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG) intitulada: “EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA: estudo de casos com base no Modelo de Desenvolvimento Econômico (MDE) e nos Princípios da Dinâmica de Sistemas através de técnicas de modelagem computacional com o software VISQ- JAVA junto a alunos do IFRS 4”. Para tanto, são apresentados os títulos dispostos no “V” como o domínio conceitual, o domínio metodológico, as questões básicas de pesquisa e o evento, uma vez que, esses tópicos fornecem uma visão geral da investigação e o processo desenvolvido para atingir os objetivos da pesquisa. Contudo, não é apreciado cada um dos itens que compõem os referidos títulos, por não ser este o foco do presente artigo. Ao final, recomenda-se o emprego do “V” em pesquisa de ensino/aprendizagem que utilizem modelagem computacional, visto que, ele orienta o pesquisador quanto à fase que se encontra a investigação, evitando assim que etapas importantes dos trabalhos sejam ignoradas ou que sobre elas não exista plena consciência.Downloads
Referências
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