UTILIZAÇÃO DO MODELO MUNDO3 PARA CONHECER COMO PROCESSOS SISTÊMICOS SÃO ENTENDIDOS NA FORMAÇÃO AGRONÔMICA

Autores

  • João Carlos Torres Vianna Universidade Federal de Pelotas, UFPEL. Pelotas/RS
  • Arion de Castro Kurtz dos Santos Universidade Fedral de Rio Grande, Furg, Gio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3325

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Pensamento sistêmico, Retroalimentação, Mundo3, STELLA, Agricultura, Agro-ecossistema.

Resumo

O presente artigo é parte de uma tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Produção Vegetal da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no Rio Grande do Sul. O sistema complexo representado no Mundo3, traduzido para o Português e adaptado por Vianna (2005), modelado com o software STELLA (Laboratório de Aprendizagem Experimental com Animação para o Pensamento Sistêmico), vem historicamente exibindo taxas crescentes de população, saída industrial, produção de comida e uso de recursos. Este tem por objetivo a geração de cenários que mostrem tendências e ajudem a se pensar de forma sistêmica. Foi realizado um trabalho exploratório, junto a professores e alunos tendo como base um questionário construído a partir do modelo Mundo3 onde partes do Setor Agricultura foram transformadas em frases afirmativas ou negativas, seguidas de uma escala tipo Likert. As questões de pesquisa propostas diziam respeito: às condições necessárias para a sustentabilidade da agricultura regional; aos principais cenários obtidos para a (in)sustentabilidade; a comparação das representações de alunos e professores com o modelo Mundo3; a existência de pensamento sistêmico; o possível distanciamento entre Agronomia e Ecologia, que impossibilitaria a existência da visão de biosfera e de agro-ecossistema. Resultados sugerem que o modelo Mundo3 é uma ferramenta útil para estudos que tenham como meta conhecer o comportamento e a integração de sistemas e subsistemas dinâmicos, e que existem muitas conexões que precisam ser melhor estudadas para que a agricultura possa ser pensada de forma sustentável e os impactos causados pela produção de alimentos fiquem dentro capacidade de suporte da biosfera. Embora o grupo que respondeu o questionário não tenha interagido diretamente com o modelo, a partir das respostas foi possível recriar cenários agregando alguns ajustes sugeridos. Existem indícios do pensamento sistêmico tendo em vista a percepção de elos de retroalimentação pelo grupo pesquisado. Parecem existir dificuldades de percepção de que o meio ambiente tem uma capacidade produtiva própria, que precisa ser compreendida para ser explorada de maneira que os limites dos ecossistemas sejam respeitados e a saúde destes preservada. Existem alguns pontos que devem ser motivo de futuros trabalhos de pesquisa, e foram sugeridos pelos pesquisadores alguns ajustes ao modelo Mundo3.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Torres Vianna, Universidade Federal de Pelotas, UFPEL. Pelotas/RS

Possui doutorado em Agronomia Título Dr Em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2005). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas, Pesquisador do projeto ModelCiências da Universidade Federal do Rio Grande, Membro de corpo editorial da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental e Membro de corpo editorial da Revista Didática Sistêmica (Online). Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Meteorologia.

Mais informações: Currículo Lattes

Arion de Castro Kurtz dos Santos, Universidade Fedral de Rio Grande, Furg, Gio Grande, Rio Grande do Sul.

FURG - Departamento de Física e Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2013-02-21

Como Citar

Vianna, J. C. T., & Santos, A. de C. K. dos. (2013). UTILIZAÇÃO DO MODELO MUNDO3 PARA CONHECER COMO PROCESSOS SISTÊMICOS SÃO ENTENDIDOS NA FORMAÇÃO AGRONÔMICA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3325