A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3960Palavras-chave:
Inserção Ecológica – Desenvolvimento Humano - AlfabetizaçãoResumo
O presente artigo objetiva problematizar a Inserção Ecológica nas classes de alfabetização, contemplando a metodologia da Teoria dos Sistemas Ecológicos em suas quatro dimensões fundamentais, ou seja, o processo, a pessoa, o contexto e o tempo. Busca na realidade cotidiana escolar, especificamente, nas salas de aula alfabetizadoras, parâmetros e fundamentos que possibilitem a análise de entendimentos e novas interpretações que surgem sobre o desenvolvimento humano e sua constituição, e assim verificando a construção do sujeito/participante como ser/agente de sua trajetória pessoal e da história coletiva. No construir efetivo através da ação/reflexão/ação, procuramos perceber um universo de leituras e (re)leituras, do individual e coletivo, configurando as diferentes identidades, culturas e pertencimentos os quais perfazem elos que compõe a sistematização ecológica integrada ao dia-a-dia alfabetizador e a complexidade do desenvolver humano.Downloads
Referências
ALENCAR, C. Educar é Humanizar. In: GENTILI, P. & ALENCAR, C. (Orgs), Educar na
esperança em tempos de desencanto, 4ª edição Petrópolis: Ed. Vozes, 2003.
BRONFENBRENNER, U. A Ecologia do Desenvolvimento Humano: experimentos
naturais e planejados. Tradução: Maria Adriana Veríssimo Veronese, 2ª Reimpressão, Porto
Alegre: Ed. Artmed, 1996/2002.
CARVALHO, I. C. M. Em defesa do planeta In: Revista Nova Escola, Ed. Abril -
Maio/2007.
ESCHILETTI PRATI, L, PAULA COUTO, M. C. P, MOURA, A; POLETTO, M e KOLLER, S.H –
Revisando a Inserção Ecológica: Uma proposta de Sistematização, 2008.
Disponível em www.scielo.br/prc
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1984.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, 17ª edição, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. O mentor da educação para consciência. In: Revista Nova Escola – Grandes
Pensadores, Vol.1, São Paulo, Ed. Abril – dezembro/2004.
MOLON, S. I. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. Petrópolis: Vozes,
PERNAMBUCO, M. M & SILVA, A. F. G. DA. Paulo Freire: A educação e a
transformação do mundo. In: Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. (Orgs): Isabel Cristina Moura de Carvalho, Mauro Grün e Rachel Trajber. –
Brasília: MEC, UNESCO, 2006. (Coleção educação para todos; 26)
RUSCHEINSKY, A. As mediações entre o ambiental e a noção de sustentabilidade.
(2003) In: www.espacoacademico.com.br, Acesso em 15/07/2007.
TOLCHINSKY, L.Construtivismo em educação: consensos e disjuntivas. In: RODRIGO, M.
J. & ARNAY, J.(Orgs) Domínios do conhecimento, prática educativa e formação de
professo