OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS

Luciana Barbosa da Silva Vega, Sirlei Nádia Schirmer

Resumo


O presente artigo objetiva problematizar a inserção diária da temática Educação Ambiental
nas práticas educativas de sala de aula nos Anos Iniciais, especificamente, no 1º Ano do
Ensino Fundamental, utilizando-se das Oficinas Pedagógicas como instrumento de açãoreflexão-
ação, no processo de construção do conhecimento integral e integrado do educando.
Esse estudo relata a experiência no contexto do Estágio III - Pedagogia /sala de
aula/cotidiano, abordando metodologias que possibilitaram a implantação de propostas e
atividades, de fundamentos teóricos, assim como, alguns resultados alcançados no
desenvolvimento das dinâmicas relacionadas com o tema Educação Ambiental, que
despertaram a criatividade, o prazer, a autonomia e a mobilização dos educandos, constituindo
o aprender significativo - individual e coletivo - na transformação de realidades.

Palavras-chave


educação ambiental – oficinas pedagógicas – relato da experiência.

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Disponível em Portal da Mônica:

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3856

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