OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Luciana Barbosa da Silva Vega Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande/RS
  • Sirlei Nádia Schirmer Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3856

Palavras-chave:

educação ambiental – oficinas pedagógicas – relato da experiência.

Resumo

O presente artigo objetiva problematizar a inserção diária da temática Educação Ambiental nas práticas educativas de sala de aula nos Anos Iniciais, especificamente, no 1º Ano do Ensino Fundamental, utilizando-se das Oficinas Pedagógicas como instrumento de açãoreflexão- ação, no processo de construção do conhecimento integral e integrado do educando. Esse estudo relata a experiência no contexto do Estágio III - Pedagogia /sala de aula/cotidiano, abordando metodologias que possibilitaram a implantação de propostas e atividades, de fundamentos teóricos, assim como, alguns resultados alcançados no desenvolvimento das dinâmicas relacionadas com o tema Educação Ambiental, que despertaram a criatividade, o prazer, a autonomia e a mobilização dos educandos, constituindo o aprender significativo - individual e coletivo - na transformação de realidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Barbosa da Silva Vega, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande/RS

Mestranda em Educação Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG. Atuação como tutora do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Sociologia da Educação da Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD)

Sirlei Nádia Schirmer, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande/RS

Licenciada em Pedagogia-Habilitação Magistério- Fundação Universidade do Rio Grande- FURG, Mestrado em Educação –PUC/POA, professora do Ensino Estadual –Sala de Recursos e Tutora da UAB/FURG- CEP 96201-900 – Rio Grande – Rio Grande do Sul – Brasil -

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: Orientações para a

inclusão da criança de seis anos de idade. Ministério da Educação. Secretaria de Educação

Básica. Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: FNDE, Estação

Gráfica,2006.

CANDAU,V. M., ZENAIDE, M. N. T. Oficinas Aprendendo e Ensinando Direitos Humanos,

João Pessoa: Programa Nacional de Direitos Humanos; Secretaria da Segurança Pública do

Estado da Paraíba; Conselho Estadual da Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1999.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: A formação do Sujeito

Ecológico, Editora Cortez, 2004.

DEWEY, John. O pensador que levou a prática para a escola. In: Revista Nova Escola –

Grandes Pensadores, Vol.1, São Paulo, Ed. Abril – dezembro/2004.

DOHME, Vânia. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos do

aprendizado – Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

EDWARDS, Verónica – Os Sujeitos no universo da escola: Um estudo etnográfico no Ensino

Primário – Tradução: Josely Vianna Baptista – Editora Ática –São Paulo,2003.

FERNANDES, Florestan – Revista Nova Escola – Especial- Grandes Pensadores, Editora

Abril, 2006.

FREINET, Célestin . Confira em seu centenário, o grande educador continua vivo na sala de

aula. In:Revista Nova Escola – São Paulo, Ed. Abril – maio/1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: sabres necessários à prática educativa – São Paulo:

Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17ª edição, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Professora sim, tia não. 9ª ed. São Paulo, SP: Olho d’Água, 1998.

GRACIANI, Maria Stela S. Pedagogia social de rua . São Paulo : Cortez, 1997.

MELLO, Marco – Pesquisa Participante e Educação Popular: Da Intenção ao Gesto – Porto

Alegre: Editora Ísis; Diálogo-Pesquisa e Assessoria em Educação Popular; Ippoa - Instituto

Popular Porto Alegre, 2005.

WALLON, Henri. O educador Integral. In: Revista Nova Escola – Grandes Pensadores,

Vol.1, São Paulo, Ed. Abril – dezembro/2004.

Disponível em Portal da Mônica: <http://www.monica.com.br

Acesso em: 16 maio de 2007.

Downloads

Publicado

2013-09-17

Como Citar

Vega, L. B. da S., & Schirmer, S. N. (2013). OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3856