A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3965Palavras-chave:
Cooperação acadêmica, consciência ambientalResumo
Em 2006, um grupo de alunos criou uma entidade de cunho ambientalista, o Grupo Ecológico Bicho do Mato (GEBM), com o objetivo de propor atividades de Educação Ambiental a serem aplicadas no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e nas comunidades no entorno do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Tendo por base as ações desenvolvidas pelo GEBM, este trabalho reflete sobre as contribuições que grupos universitários podem oferecer para os graduandos em sua formação acadêmica e como a Educação Ambiental pode ser uma forte aliada neste processo. As atividades abrangeram tanto o próprio ambiente da UFAL – implantação da coleta seletiva do lixo no ICBS, organização de eventos institucionais e campanhas de sensibilização ambiental –, quanto o ambiente extra-universitário – como palestras e oficinas em escolas para alunos do Ensino Fundamental. As experiências adquiridas pelo grupo permitem mostrar que é indispensável a cooperação mútua entre a sociedade e a instituição de ensino superior e que, para isso, deve haver também interação entre o corpo discente, docente e gestão. Nesse sentido, espera-se que outros grupos de estudantes se estruturem para a realização deste mesmo fim, por meio da promoção de atividades de integração dos que compõem a Universidade e as comunidades próximas, tendo como foco a Educação Ambiental.Downloads
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Publicado
2013-09-30
Como Citar
Souza, C. F. T. de, Ferreira Júnior, W. S., Pinto, R. C., & Silva, A. C. V. da. (2013). A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3965
Edição
Seção
Artigos