A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato

Autores

  • Clarissa França Tavares de Souza Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL)
  • Washington Soares Ferreira Júnior Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL)
  • Raíssa Cavalcante Pinto Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL)
  • Adélia Carla Vertano da Silva Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3965

Palavras-chave:

Cooperação acadêmica, consciência ambiental

Resumo

Em 2006, um grupo de alunos criou uma entidade de cunho ambientalista, o Grupo Ecológico Bicho do Mato (GEBM), com o objetivo de propor atividades de Educação Ambiental a serem aplicadas no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e nas comunidades no entorno do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Tendo por base as ações desenvolvidas pelo GEBM, este trabalho reflete sobre as contribuições que grupos universitários podem oferecer para os graduandos em sua formação acadêmica e como a Educação Ambiental pode ser uma forte aliada neste processo. As atividades abrangeram tanto o próprio ambiente da UFAL – implantação da coleta seletiva do lixo no ICBS, organização de eventos institucionais e campanhas de sensibilização ambiental –, quanto o ambiente extra-universitário – como palestras e oficinas em escolas para alunos do Ensino Fundamental. As experiências adquiridas pelo grupo permitem mostrar que é indispensável a cooperação mútua entre a sociedade e a instituição de ensino superior e que, para isso, deve haver também interação entre o corpo discente, docente e gestão. Nesse sentido, espera-se que outros grupos de estudantes se estruturem para a realização deste mesmo fim, por meio da promoção de atividades de integração dos que compõem a Universidade e as comunidades próximas, tendo como foco a Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Clarissa França Tavares de Souza, Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL)

Graduada em Ciências Biológicas. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL). Praça Afrânio Jorge S/N, Prado, CEP 57010020, Maceió-AL.

Washington Soares Ferreira Júnior, Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL)

Graduado em Ciências Biológicas. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL). Praça Afrânio Jorge S/N, Prado, CEP 57010020, Maceió-AL.

Raíssa Cavalcante Pinto, Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL)

Graduada em Ciências Biológicas. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL). Praça Afrânio Jorge S/N, Prado, CEP 57010020, Maceió-AL.

Adélia Carla Vertano da Silva, Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL)

Graduada em Ciências Biológicas. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL). Praça Afrânio Jorge S/N, Prado, CEP 57010020, Maceió-AL.

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

Souza, C. F. T. de, Ferreira Júnior, W. S., Pinto, R. C., & Silva, A. C. V. da. (2013). A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3965