A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: O QUE CABE À ESCOLA?

Autores

  • Vitória Regina Casagrande Viel Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3044

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Parâmetros Curriculares Nacionais, Temas Transversais, Meio Ambiente e Escola.

Resumo

Frente aos impasses ambientais do mundo de hoje, a humanidade enfrenta um novo desafio, o de construir comunidades sustentáveis. A escola e a sociedade são chamadas para enfrentar os desafios da Educação Ambiental. Este texto visa aprofundar a análise das políticas nacionais relacionadas à Educação Ambiental a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – no livro Temas Transversais no que se refere a alcançar tais objetivos. Procura examiná-los em termos das suas matrizes teóricas e a problemática da sua inserção, discutindo questões que deles decorrem. Conclui problematizando a prática da Educação Ambiental no Brasil e a aplicação das normativas nesta área. Também questiona a escola como principal local de aplicação da temática ambiental.

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Biografia do Autor

Vitória Regina Casagrande Viel, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Mestre em Educação pela Unisinos (2009). Atualmente é professora de ciências da Prefeitura Municipal de São Leopoldo.

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Publicado

2012-11-08

Como Citar

Viel, V. R. C. (2012). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: O QUE CABE À ESCOLA?. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3044