HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Lívia Lüdke Lisbôa Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.
  • José Cláudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3048

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Meio ambiente, Locais de aprendizagem.

Resumo

Pensando a Educação Ambiental (EA) como um processo de construção de valores, pode-se ponderar sobre os diversos locais nos quais esta ação se dá, sendo que estes espaços não estão confiados apenas à sala de aula, na prática da EA formal, dando-se, pelo contrário, muitas vezes para além dos muros escolares. Por isso, histórias em quadrinhos e a mídia em geral podem ser consideradas como produtoras de subjetividades, identidades e gêneros, percebendo-se assim a importância destes locais de aprendizagem, enquanto formadores dos sujeitos. Portanto, no presente estudo, buscou-se analisar as diferentes formas como as revistas da Turma da Mônica, de Mauricio de Souza, abordam a temática meio ambiente, difundindo assim alguns saberes ambientais. Estes podem estar presentes explícita e/ou implicitamente no conteúdo das histórias e, portanto, este trabalho busca também mostrar quais são os principais artefatos utilizados nesse espaço (como imagens, textos, discursos, entre outros) visando à sensibilização do leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Lüdke Lisbôa, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Aluna do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

José Cláudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Área de Educação Química - Instituto de Química

Downloads

Publicado

2012-11-08

Como Citar

Lisbôa, L. L., & Del Pino, J. C. (2012). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3048