HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3048Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos, Meio ambiente, Locais de aprendizagem.Resumo
Pensando a Educação Ambiental (EA) como um processo de construção de valores, pode-se ponderar sobre os diversos locais nos quais esta ação se dá, sendo que estes espaços não estão confiados apenas à sala de aula, na prática da EA formal, dando-se, pelo contrário, muitas vezes para além dos muros escolares. Por isso, histórias em quadrinhos e a mídia em geral podem ser consideradas como produtoras de subjetividades, identidades e gêneros, percebendo-se assim a importância destes locais de aprendizagem, enquanto formadores dos sujeitos. Portanto, no presente estudo, buscou-se analisar as diferentes formas como as revistas da Turma da Mônica, de Mauricio de Souza, abordam a temática meio ambiente, difundindo assim alguns saberes ambientais. Estes podem estar presentes explícita e/ou implicitamente no conteúdo das histórias e, portanto, este trabalho busca também mostrar quais são os principais artefatos utilizados nesse espaço (como imagens, textos, discursos, entre outros) visando à sensibilização do leitor.Downloads
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Publicado
2012-11-08
Como Citar
Lisbôa, L. L., & Del Pino, J. C. (2012). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3048
Edição
Seção
Artigos