PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: BASES PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Maria de Fátima Barrozo Costa, Solange Castellano Fernandes Monteiro, Marco Antonio Ferreira Costa

Resumo


O trabalho teve como objetivo, analisar o conteúdo da educação ambiental nos projetos pedagógicos e como vem sendo desenvolvida a prática curricular de duas escolas (pública e privada) do ensino fundamental, na cidade do Rio de Janeiro. Nesta pesquisa, optou-se por um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Teve como instrumento de coleta de dados a análise dos projetos pedagógicos envolvendo a temática da educação ambiental, elaborados pelas escolas no período de 2005 a 2007. Também, um questionário semi-estruturado foi aplicado aos alunos e professores com a finalidade de analisar as percepções sobre os projetos e as práticas pedagógicas da educação ambiental. Os resultados obtidos, apontaram que os projetos pedagógicos das escolas generalizam as propostas da educação ambiental e não
especificam a metodologia necessária para se alcançar as ações delineadas.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Projeto; Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3040

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.