Análise do Programa Mais Educação no contexto da cultura da sustentabilidade

Autores

  • Daniele Blanco Cavalcanti FIOCRUZ/IOC
  • Marco Antônio Ferreira Costa Fundação Instituto Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4640

Palavras-chave:

Educação Integral, Sustentabilidade, Programa Mais Educação.

Resumo

O Plano Brasil sem Miséria surge visando aliviar a situação de extrema pobreza de muitos cidadãos. Um ano depois, o Programa Mais Educação torna-se parte deste, buscando propagar a Educação Integral. Neste contexto, realizamos uma pesquisa exploratória, onde analisamos as publicações disponíveis no site do Ministério da Educação, utilizando a análise textual discursiva. Os textos analisados abordam diferentes aspectos da cultura da sustentabilidade, envolvendo temáticas como direitos humanos, diversidade cultural, igualdade de gênero, saúde e meio ambiente. Embora o direcionamento teórico destes oriente a superação das dimensões turno e contra turno das escolas, oque também consideramos adequado para o desenvolvimento da cultura da sustentabilidade, ao longo das análises não encontramos propostas claras capazes de unir os aspectos formais e informais presentes no currículo do ensino básico.

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Biografia do Autor

Daniele Blanco Cavalcanti, FIOCRUZ/IOC

Professora da Educação Básica e Tutora da formação continuada, licenciada em Biologia, Mestre em Ciência e Tecnologia(CEFET) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde(FIOCRUZ/IOC).

Marco Antônio Ferreira Costa, Fundação Instituto Oswaldo Cruz

Engenheiro quimico (UERJ, 1975), licenciado em química pela mesma universidade (1976), engenheiro de segurança no trabalho (USM, 1976), especialista em Psicopedagogia (Univ. de La Habana, 1997), mestre em Educação (UNESA, 1996), mestre em Psicopedagogia (Universidad de La Habana / Cuba (1999), cursou todos os créditos do doutorado em Educação pela Universidad de La Habana (1999). Doutor em Ciências (FIOCRUZ/IOC, 2005). Estágios de especialização no Institut Mériex de Lyon/França, Institut Paul Erlich/Dept. Federal de Saúde da Alemanha, Laboratório de Saúde Pública de Berlin/ Alemanha, Hoersht Indústrias Farmacêuticas/Frankfurt/Alemanha, e National Institut of Health (NIH)/ Estados Unidos. Atualmente é professor-pesquisador na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) / Fiocruz, e docente permanente em cursos Stricto e Lato sensu da Fiocruz (IOC, Museu da Vida e Bio-Manguinhos). Atua nas áreas de ensino e pesquisa em biossegurança, metodologia da pesquisa e ensino de ciências. Coordena, atualmente, três projetos do CNPq, e o site educacional "www.biosseguranca.com". Avaliador externo do CNPq do IFRJ. Consultor ad hoc de Comitês de Assessoramento e de Comitês Temáticos do CNPq. Consultor do Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo (CYTED). Participa, como orientador de doutorado, do Convênio Fiocruz / Capes / Brasil sem Miséria - Programa Ensino em Biociências e Saúde (EBS). Líder do grupo de pesquisa do CNPq "Educação Profissional em Biossegurança". Supervisor de Pós-Doutorado / EBS - IOC.

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Publicado

2014-12-29

Como Citar

Cavalcanti, D. B., & Costa, M. A. F. (2014). Análise do Programa Mais Educação no contexto da cultura da sustentabilidade. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 89–105. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4640

Edição

Seção

Artigos