Discutindo o projeto político pedagógico e a Educação Ambiental em uma escola pública de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13319Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Transversal, Temática ambiental.Resumo
A escola ao assumir o seu papel como o lócus das discussões sobre a temática ambiental proporciona aos professores e gestores conhecerem sobre Educação Ambiental (EA) para inseri-la nos documentos normativos e políticos escolar. Desta forma, este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que envolveu discussões sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a introdução da EA como um componente comum as disciplinas para ser desenvolvida de modo interdisciplinar e transversal. A pesquisa é de abordagem qualitativo e apresenta a descrição de um estudo de caso. Essas discussões ocorreram nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) com a participação de 35 professores do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio das áreas de Códigos de Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática em uma escola estadual do interior de São Paulo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os professores desconheciam o conteúdo do PPP e a maneira como a EA estava inserida nesse documento. As discussões possibilitaram aos professores entenderem a importância da EA e da sua contextualização no PPP, bem como compreenderem que a inserção de debates entre professores e equipe gestora é imprescindível para assegurar que essa temática seja implementada na escola.
Downloads
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto (Portugal): Porto editora, 2010.
BOTON, Jaiane de Moraes; COSTA, Ronaldo Gonçalves de Andrade; KURZMANN, Suzana Margarete; TERRAZZAN, Eduardo A. O meio ambiente como conformação curricular na formação docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v.12, n.3, p. 41-50, 2010.
BRASIL. Lei n0 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. Brasília: Casa Civil, 1981. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm. Acesso em: 02 abr. 2021.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm. Acesso em :31 jan. 2021.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Temas Transversais - Meio Ambiente. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 27 abril de 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Brasília: MEC/SECAD, 2007.
BRASIL. Resolução n° 2 de 15 de junho de 2012. Estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, 2012. Disponível em: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/conteudo/iv-cnijma/diretrizes.pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.
BRASIL. ProNEA - Programa Nacional de Educação Ambiental. Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental; Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental. – 4 ed. – Brasília: MMA, DF, 2014. Disponível em: http://www.mma.gov.br/images/arquivo/80221/pronea_4edicao_web-1.pdf. Acesso em: 02 jun.2021.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores nas temáticas de Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/par/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17452-programa-de-formacao-continuada-de-professores-e-gestores-nas-tematicas-de-educacao-em-direitos-humanos-e-educacao-ambiental-novo. Acesso em: 20 jun. 2021.
CECCON, Sheila; COMPIANI, Mauricio; HOEFFEL, José Luiz de Moraes. Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: contextualização e não disciplinarização em um projeto na educação fundamental. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.4, n.1, p.199-220, maio, 2011.
DAL-FARRA, Rossano André; VALDUGA, Mariela. A Educação Ambiental na formação Continuada de professores: as práticas compartilhadas de construção. Linhas Críticas, n.36, p. 395-415, maio/ago. 2012.
DEMO, Pedro. Aprendizagem no Brasil: ainda muito por fazer. Porto alegre: Mediação, 2010. 96p.
FAHT, Elen Cristina. Diagnóstico e análises das atividades relacionadas à Educação Ambiental em escolas públicas de São Paulo -SP e Blumenau-SC. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/diagnostico-e-analise-de-atividades-relacionadas-a-educacao-ambiental-em-escolas-publicas-de-sao-paulo-sp-e-blumenau-sc.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.
GADOTTI, Moacir. A Carta da Terra na educação. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.
GIESTA, Nágila Caporlíngua. Histórias em quadrinhos: recursos da educação ambiental formal e informal. In: RUSCHEINSKY, Aloísio (Org.) Educação Ambiental: abordagens múltiplas. 2.ed. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 206-231.
GOLDENBERG, José. Uma avaliação da Rio+20. Jornal o Estado de São Paulo, 18 jun. 2012.Disponível em: https://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,uma-avaliacao-da-rio-20-imp-,887696. Acesso em: 18 jun. 2021.
GUIMARÃES, Roberto Pereira; FONTOURA, Yuna de Souza Reis. Rio+20 ou Rio-20? Crônica de um fracasso anunciado. Revista Ambiente & Sociedade, v.15, n. 3, p.19-39, set./dez. 2012.
MENDONÇA, Patrícia Ramos. Políticas de formação continuada de professores(as) em educação ambiental no Ministério da Educação. In: MELLO, Soraia Silva de; TRAJBER, Rachel (Coord.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação. UNESCO, 2007, p.45.
OLIVEIRA, Maria Aparecida Nunes. (Re)Pensando a formação de professores em Educação Ambiental. Revista Monografias Ambientais Santa Maria, Edição Especial Curso de Especialização em Educação Ambiental, v.14, p. 08−16, 2015.
OLIVEIRA, Terezinha Marisa Ribeiro; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. M. R. Discutindo conceitos de Educação Ambiental com professores em uma escola pública de São Paulo. Revista Ensino, Saúde e Ambiente, v.12, n.2, p. 140-155, ago. 2019.
OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta; OVIGLI, Fabiana Maria; TOMAZELA, Andréa Bogatti Guimarães. Educação ambiental na formação inicial de professores: o curso de pedagogia em foco. Revista Educação Ambiental em Ação, ano 7, n. 27, p. 1-10, dez. 2009.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005, p. 15.
SAITO, Carlos Hiroo. Política Nacional de Educação Ambiental e Construção da Cidadania: revendo os desafios contemporâneos. In: RUSCHEINSKY, Aloísio (Org.) Educação Ambiental: abordagens múltiplas. 2.ed. Porto Alegre: Penso, 2012. p.206.
SATO, Michèle. Apaixonadamente Pesquisadora em Educação Ambiental. Educação: teoria e prática, v.9, n.16, p. 24-35, 2001.
SCHMITT, Lilian Alves; LA FARE, Mónica. Educação Ambiental e formação inicial de professores: pesquisa sobre currículo. In: EDUCERE XII Congresso Nacional de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2015. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21555_11502.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.
TARDIF, Maurici. Saberes docentes e formação profissional. 14.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TRISTÃO, Martha. A Educação Ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume; Vitoria: Facitec, 2004. 236 p.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto Político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª Ed, Campinas, SP: Papirus, 2002. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1777813/mod_resource/content/1/projeto%20politico%2011%20a35.pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.
ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução: Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.