Discutindo o projeto político pedagógico e a Educação Ambiental em uma escola pública de São Paulo

Autores

  • Terezinha Marisa Ribeiro de Oliveira Universidade Cruzeiro do Sul
  • Carmem Lúcia Costa Amaral Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13319

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Transversal, Temática ambiental.

Resumo

A escola ao assumir o seu papel como o lócus das discussões sobre a temática ambiental proporciona aos professores e gestores conhecerem sobre Educação Ambiental (EA) para inseri-la nos documentos normativos e políticos escolar. Desta forma, este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que envolveu discussões sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a introdução da EA como um componente comum as disciplinas para ser desenvolvida de modo interdisciplinar e transversal. A pesquisa é de abordagem qualitativo e apresenta a descrição de um estudo de caso. Essas discussões ocorreram nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) com a participação de 35 professores do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio das áreas de Códigos de Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática em uma escola estadual do interior de São Paulo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os professores desconheciam o conteúdo do PPP e a maneira como a EA estava inserida nesse documento. As discussões possibilitaram aos professores entenderem a importância da EA e da sua contextualização no PPP, bem como compreenderem que a inserção de debates entre professores e equipe gestora é imprescindível para assegurar que essa temática seja implementada na escola.

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Biografia do Autor

Terezinha Marisa Ribeiro de Oliveira, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo, SP.

Carmem Lúcia Costa Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora  em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo. É professora pesquisadora do programa de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

Ribeiro de Oliveira, T. M. ., & Costa Amaral, C. L. (2022). Discutindo o projeto político pedagógico e a Educação Ambiental em uma escola pública de São Paulo. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 113–131. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13319