EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: MITO OU REALIDADE

Vera Lucia Bastos da Fonseca, Maria de Fátima Barrozo da Costa, Marco Antonio Ferreira Costa

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo investigar e analisar como vêm sendo desenvolvidos os conteúdos da educação ambiental no ensino de nível médio, em uma
escola federal do Rio de Janeiro.
Nesta pesquisa, optou-se por um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, e teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário semi-estruturado com a finalidade de analisar as percepções e práticas
pedagógicas de ensino dos professores e alunos acerca da temática ambiental. Os dados coletados foram analisados a luz da multirreferencialidade, buscando vários olhares para apreensão da realidade estudada. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que os conteúdos da educação ambiental, nessa etapa escolar, não são priorizados, e há pouca preocupação dos docentes em despertar o espírito crítico dos alunos sobre as questões ambientais.

Palavras-chave


Educação ambiental; Ensino médio; Práticas pedagógicas.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2931

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