A educação ambiental no Brasil:

análise cienciométrica da produção acadêmica de práticas educativas com alunos

Autores

  • Diana Denise Radiske Müller Universidade Federal de Santa Maria
  • Andrea Godschmidt Universidade Federal de Santa Maria
  • Renato Xavier Coutinho Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12999

Palavras-chave:

Meio Ambiente; Ensino Fundamental; Cienciometria.

Resumo

O estudo, por meio de uma pesquisa cienciométrica, de abordagem quali-quantitativa, teve como objetivo caracterizar e analisar as produções acadêmicas strictu sensu de práticas pedagógicas de Educação Ambiental desenvolvidas junto a Educação Básica, com alunos do Ensino Fundamental II. Para tanto, elegeu-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações para buscar os dados. Constitui o corpus de análise, 40 produções acadêmicas, compostas por dissertações e teses, no período entre 2010 a 2019. O estudo cienciométrico revelou maior número de produções acadêmicas selecionadas no ano de 2018, as práticas de Educação Ambiental publicadas apresentaram um perfil predominante realizado em instituições públicas, concentradas na região Sul do País. Verificou-se que, o foco das produções selecionadas desenvolveu-se em 14 programas de Pós-Graduação relacionados a Educação e ao Ensino de Ciências. O estudo evidenciou que a produção de conhecimento, centrou-se na pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e a principal metodologia de pesquisa referiu-se ao estudo de caso.  Por fim, a síntese cienciométrica sugere que se tem muito a avançar no número de produções stricto sensu, especialmente em teses, referente à temática Educação Ambiental no Ensino Fundamental II.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Denise Radiske Müller, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Unversidade Federal de Santa Maria.

Andrea Godschmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saude. Professora na Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões

Renato Xavier Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Referências

ALVES, Lígia Martins. Trilha interpretativa da Embrapa (“Trilha da Matinha”), Dourados/MS: Contexto para Educação Ambiental. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências). Universidade Federal do Mato Grosso do Sul 2013.

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013.

BARROS, Maria Rosane Marques. Ludicidade na educação ambiental: percepção crítica e tomadas de decisão e ação sobre o contexto socioambiental do córrego Guará. 2017. [239] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Ministério da Educação. Brasília. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 02 nov. 2020.

BRASIL. LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Capítulo I. Da Educação Ambiental. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/. Acesso em: 15 out. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto promulgado em 5 de outubro de 1988. Título VIII - Da Ordem Social. Capítulo VI - Do Meio Ambiente, art. 225, caput. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm#art225. Acesso em: 15 out. 2019.

CAIRRÃO, Giselly Andrade de Alencar. Conforto térmico no ambiente escolar: uma análise metacognitiva com aplicação da cortina térmica sustentável. Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais Universidade Federal de Pernambuco, 2019.

COUTINHO, Renato Xavier et al. Análise da produção de conhecimento da Educação Física brasileira sobre o cotidiano escolar. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 9, n. 17, p. 491-516, 2012.

CRESWELL, John. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DIAS, Deise Barreto. Concepções de meio ambiente e natureza: uma reflexão com alunos de 7º ano do ensino fundamental do Distrito Federal. 2013. 142 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

FERNANDES, Fabiana Martins. Ilhas interdisciplinares de racionalidade: uma proposta para o estudo da importância da água. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, 2017.

FERNANDES, Mara Cristina Müller. Projetos ambientais na escola pública e sua relação com o processo ensino aprendizagem de matemática. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas da Pesquisa Social. 6° ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, p, 20-29, 1995.

GOLDSCHMIDT, A. I.; SILVA, Karolina Martins Almeida; PARANHOS, Rones de Deus; GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira. Ensino-Aprendizagem de Ciências e Biologia III. In: Cristiane Lopes Simão Lemos. (Org.). Licenciatura em Ciências Biológicas. 1ed. Goiânia: UFG/CIAR, 2014, v. 5, p. 257-317.

JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão. Uberlândia, v. 7, p.55-66, 2008.

LIPPERT, Beatriz Garcia. Clube de ciências e unidade de aprendizagem sobre educação ambiental: contribuições para um pensar ecológico. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2018.

MACIAS-CHAPULA, Cesar A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ci. Inf. [online]. 1998, vol.27, n.2, pp. nd-nd. ISSN 1518-8353.

MACIEL, Jalula Maria Lage. Ecocereus e as multifunções ecológicas da canga: contribuições para educação ambiental. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.

MALLET, Mauro Benetti. Educação ambiental numa abordagem interdisciplinar a partir da reutilização de embalagens cartonadas longa. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 29ª ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

PARENTE, Jullio da Costa Batista. Aulas práticas sobre educação ambiental ministradas em uma escola de ensino fundamental da região metropolitana de Fortaleza – CE. 2012. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

PESSANO, Edward Frederico Castro. O Uso do Rio Uruguai como Tema Gerador para a Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2012.

SANTOS, Albenita Ribeiro dos. A educação ambiental como apoio ao manuseio e tratamento dos resíduos sólidos em comunidades ribeirinhas: estudo de caso em Abaetetuba-PA. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará. Belém, 2019.

SILVA, Bianca Della Líbera da. O meio ambiente por alunos do ensino fundamental, sua relação com o conteúdo de websites e a influência de atividades escolares baseadas na educação ambiental crítica. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013.

SILVA, Maciara Gomes Leite da. Água, conhecimento e ação local: cartilha como instrumento de aprendizagem. Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) Universidade Federal de Pernambuco, 2018.

SILVA, Marco Antônio Morgado da. Educação ambiental para a cidadania e a construção de valores morais: diálogos entre pesquisa e intervenção. Educação. USP, São Paulo, SP, 2015.

SILVEIRA, Dahiane Inocência. Processo de criação de uma trilha interpretativa a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Centro de Ciências Exatas. Universidade Estadual de Londrina, Paraná, 2013.

NARCIZO, Kaliane Roberta dos Santos. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 22, janeiro a julho de 2009.

SORRENTINO, Marcos. Desenvolvimento sustentável e participação: algumas reflexões em voz alta. São Paulo: Cortez, 2004.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

Downloads

Publicado

2022-08-15

Como Citar

Denise Radiske Müller, D. ., Godschmidt, A., & Xavier Coutinho, R. X. C. (2022). A educação ambiental no Brasil:: análise cienciométrica da produção acadêmica de práticas educativas com alunos. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 186–204. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12999