Educação Ambiental de Técnicos em Química: estudo sobre interferentes endócrinos na água através de visitas técnicas, entrevistas e júri simulado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.9692

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Júri Simulado, Interferentes Endócrinos

Resumo

Diante da intensa degradação ambiental dos corpos d’água com poluentes emergentes, esse trabalho aborda a questão controversa sobre hormônios nas águas naturais e os malefícios dos mesmos. Objetivando o desenvolvimento de competências dos alunos do ensino técnico de uma instituição privada, as seguintes estratégias didáticas foram utilizadas: visitas técnicas, entrevistas e júri simulado. Os resultados foram apresentados conforme teoria ator-rede (ANT), em uma matriz polêmica na qual algumas realidades colaterais foram representadas, partindo de diferentes pontos de vista e demonstrando o benefício de tais vivências no processo de ensino da educação ambiental.

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Biografia do Autor

Luiza Siqueira Nunes, Pontifícia Universidade Católica PUC-MG SENAI-FIEMG

Possui graduação em Química Licenciatura pela UFMG (2012), e está cursando especialização de Educação em Ciências pela UFMG e especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela PUC MINAS. Tem formação técnica em Química, e experiência com análises físico-químicas de água e efluentes líquidos. Além de já ter trabalhado na área da Catálise, com ênfase em Compostos Organo-Metálicos, desenvolvendo um projeto de pesquisa em parceria com a Petrobrás. Exerceu o cargo de professora efetivada para o Ensino Médio na rede estadual de educação do Estado Minas Gerais; e trabalha como instrutora de formação profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/ FIEMG.

Victor Marcondes de Freitas Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Docência e Gestão na Educação a Distância pela Universidade Estácio de Sá. Especialização em Metodologia de Ensino de Ciências da Natureza pela Universidade Estácio de Sá. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto com mobilidade acadêmica para a Universidade do Porto/Portugal - Faculdade de Ciências. Atualmente atuo como tutor EAD do curso de Especialização em Educação em Ciências da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais/FaE-UFMG - UAB/FNDE. Tenho experiência na Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e na Educação a Distância.

Marcos Paulo Gomes Mol, Fundação Ezequiel Dias (FUNED)

Formado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2006), Mestre (2011) e Doutor (2016) em Saneamento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Formação em Técnico em Informática (2000) e Técnico em Turismo (2002) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto. Foi coordenador da Unidade de Gestão Ambiental da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Belo Horizonte, (2007 a 2015) e atualmente é pesquisador da FUNED, coordenando o grupo de Pesquisa Saúde e Meio Ambiente, credenciado no CNPq. Atua como membro da COPAGRESS - Comissão Permanente de Apoio ao Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e ocupa o cargo de Coordenador da Divisão de Ciência e Inovação da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da FUNED.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Nunes, L. S., Santos, V. M. de F., & Mol, M. P. G. (2020). Educação Ambiental de Técnicos em Química: estudo sobre interferentes endócrinos na água através de visitas técnicas, entrevistas e júri simulado. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(4), 166–186. https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.9692