ESTUDO DO MEIO: UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Samia Nascimento Sulaiman, Virgínia Talaveira Valentini Tristão

Resumo


A Educação Ambiental se apresenta como uma proposta educativa que busca a mudança
de hábitos, atitudes e práticas sociais que apontem uma solução para o quadro de
degradação socioambiental que caracteriza a sociedade contemporânea. Por esta razão, a
educação ambiental demanda novas propostas pedagógicas que possam dar conta da
complexidade das questões ambientais, como o método de ensino e pesquisa
denominado “Estudo do Meio”. Trata-se de uma possibilidade metodológica, que
permite superar a fragmentação dos saberes, revelar a complexidade da relação
sociedade e meio ambiente e cujos princípios norteadores são interdisciplinaridade da
pesquisa, necessidade de levantamento de testemunhos de tempos e espaços diferentes,
coleta de dados e informações dos espaços físico e humano, troca de percepções e reflexões e construção coletiva de conhecimento.

Palavras-chave


educação ambiental; estudo do meio; interdisciplinaridade.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3051

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