ESTUDO DO MEIO: UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Samia Nascimento Sulaiman Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, São Paulo, São Paulo.
  • Virgínia Talaveira Valentini Tristão Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, São Paulo, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3051

Palabras clave:

educação ambiental, estudo do meio, interdisciplinaridade.

Resumen

A Educação Ambiental se apresenta como uma proposta educativa que busca a mudança de hábitos, atitudes e práticas sociais que apontem uma solução para o quadro de degradação socioambiental que caracteriza a sociedade contemporânea. Por esta razão, a educação ambiental demanda novas propostas pedagógicas que possam dar conta da complexidade das questões ambientais, como o método de ensino e pesquisa denominado “Estudo do Meio”. Trata-se de uma possibilidade metodológica, que permite superar a fragmentação dos saberes, revelar a complexidade da relação sociedade e meio ambiente e cujos princípios norteadores são interdisciplinaridade da pesquisa, necessidade de levantamento de testemunhos de tempos e espaços diferentes, coleta de dados e informações dos espaços físico e humano, troca de percepções e reflexões e construção coletiva de conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samia Nascimento Sulaiman, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, São Paulo, São Paulo.

graduada em Letras pela FFLCH-USP e mestranda na FEUSP, na área de Cultura, Organização e Educação.

Virgínia Talaveira Valentini Tristão, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, São Paulo, São Paulo.

graduada em Administração pela FGV-SP, mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-SP e doutoranda da FEUSP, na área de Cultura, Organização e Educação.

Publicado

2012-11-08

Cómo citar

Sulaiman, S. N., & Tristão, V. T. V. (2012). ESTUDO DO MEIO: UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3051