ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O MANGUEZAL JUNTO A UMA COMUNIDADE ESTUDANTIL DE OLINDA – PE

Autores

  • Arthur Vinicius de Oliveira Marrocos de Melo Escola Tecnica Regional
  • Cristiane Maria Rocha Farrapeira Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, recife, Pernambuco.
  • Stefane de Lyra Pinto Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, recife, Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3074

Palavras-chave:

Percepção ambiental, educação ambiental, manguezal, ações educativas, ambiente escolar.

Resumo

Na Região Metropolitana do Recife as comunidades menos favorecidas economicamente fixam moradias nos manguezais, realizando ações impactantes e a educação ambiental pode ser utilizada como um instrumento de conscientização da população sobre a conservação do meio ambiente. Esse estudo teve como objetivo analisar a eficácia de três estratégias de educação ambiental desenvolvidas junto a alunos da ONG Casa Padre Melotto, Olinda- Pernambuco, visando conhecer as percepções prévias e posteriores sobre o ecossistema. Foi aplicado um questionário aberto de percepção prévia para 54 alunos das três séries do Ensino Médio. O tema foi apresentado em Datashow para todas as séries e adotada outra atividade para cada série: visita a um manguezal conservado, uso de músicas e texto didático, para avaliar novamente a percepção. A percepção prévia demonstrou que os alunos têm um conhecimento razoável sobre a caracterização do ecossistema e seu aproveitamento econômico, porém insatisfatório no que diz respeito à sua biodiversidade. Após as ações didáticas os resultados foram mais satisfatórios, com destaques para a construção do conhecimento sobre a biodiversidade do manguezal propiciada pela visita ao manguezal conservado, a conscientização dos alunos sobre a degradação ambiental pelo uso de músicas e a concepção adequada do ecossistema, após o uso de texto didático. As práticas diversificadas utilizadas demonstraram ser adequadas para serem utilizadas na educação ambiental, objetivando desenvolver mudanças conceituais e atitudinais nos alunos sobre a importância do manguezal

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Vinicius de Oliveira Marrocos de Melo, Escola Tecnica Regional

Graduado em Ciencias Biologicas, especialista em Educação ambiental, professor de meio ambiente em cursos tecnicos e de Ciencias e matemática no municipio de barreiros (vinculo publico)

Cristiane Maria Rocha Farrapeira, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, recife, Pernambuco.

Mestres em Oceanografia Biológica; Professoras do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Departamento de Biologia, Área Zoologia.

Stefane de Lyra Pinto, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, recife, Pernambuco.

Mestres em Oceanografia Biológica; Professoras do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Departamento de Biologia, Área Zoologia.

Downloads

Publicado

2012-11-08

Como Citar

Melo, A. V. de O. M. de, Farrapeira, C. M. R., & Pinto, S. de L. (2012). ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O MANGUEZAL JUNTO A UMA COMUNIDADE ESTUDANTIL DE OLINDA – PE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3074