ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O MANGUEZAL JUNTO A UMA COMUNIDADE ESTUDANTIL DE OLINDA – PE
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3074Keywords:
Percepção ambiental, educação ambiental, manguezal, ações educativas, ambiente escolar.Abstract
Na Região Metropolitana do Recife as comunidades menos favorecidas economicamente fixam moradias nos manguezais, realizando ações impactantes e a educação ambiental pode ser utilizada como um instrumento de conscientização da população sobre a conservação do meio ambiente. Esse estudo teve como objetivo analisar a eficácia de três estratégias de educação ambiental desenvolvidas junto a alunos da ONG Casa Padre Melotto, Olinda- Pernambuco, visando conhecer as percepções prévias e posteriores sobre o ecossistema. Foi aplicado um questionário aberto de percepção prévia para 54 alunos das três séries do Ensino Médio. O tema foi apresentado em Datashow para todas as séries e adotada outra atividade para cada série: visita a um manguezal conservado, uso de músicas e texto didático, para avaliar novamente a percepção. A percepção prévia demonstrou que os alunos têm um conhecimento razoável sobre a caracterização do ecossistema e seu aproveitamento econômico, porém insatisfatório no que diz respeito à sua biodiversidade. Após as ações didáticas os resultados foram mais satisfatórios, com destaques para a construção do conhecimento sobre a biodiversidade do manguezal propiciada pela visita ao manguezal conservado, a conscientização dos alunos sobre a degradação ambiental pelo uso de músicas e a concepção adequada do ecossistema, após o uso de texto didático. As práticas diversificadas utilizadas demonstraram ser adequadas para serem utilizadas na educação ambiental, objetivando desenvolver mudanças conceituais e atitudinais nos alunos sobre a importância do manguezalDownloads
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Published
2012-11-08
How to Cite
Melo, A. V. de O. M. de, Farrapeira, C. M. R., & Pinto, S. de L. (2012). ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O MANGUEZAL JUNTO A UMA COMUNIDADE ESTUDANTIL DE OLINDA – PE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3074
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Section
Artigos