DIAGNÓSTICO DAS PUBLICAÇÕES NOS ENCONTROS PARANAENSES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EPEAs): PERFIL DOS TRABALHOS E AUTORES

Daniele Pegorini, Adriana Massaê Kataoka Silva

Resumo


O surgimento de problemas sócio-ambientais como ameaçadores a sobrevivência de vida na Terra é um fenômeno relativamente novo para humanidade. É nesse contexto que surgiu a Educação Ambiental (E. A.) visando a sensibilização e mudança de atitudes objetivando a
melhoria da relação homem/natureza e a melhoria da qualidade de vida. No Brasil a E. A. tem como um dos principais veículos de divulgação e publicação os anais de eventos científicos que ocorrem em nível regional, estadual e nacional. O presente trabalho faz uma análise e reflexão
dos trabalhos publicados em nove anos de Encontros Paranaenses de Educação Ambiental (EPEAs) enfocando os eixos temáticos mais abordados, o perfil dos profissionais e entidades que realizam esses trabalhos. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, utilizando como método de coleta a análise documental. Os resultados revelaram que embora a maior parte das experiências ocorreram no âmbito do ensino formal, ensino fundamental e médio os executores em sua maioria pertencem as Instituições de Ensino Superior (IES). Entre os profissionais que trabalham com a temática ainda existe um predomínio das áreas de Biológicas e Humanas.

Palavras-chave


educação ambiental; produção científica; áreas do conhecimento.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3042

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