Qualidade ambiental de edificações de ensino: uma ferramenta educativa para reflexão

Autores

  • Luara Ribeiro Marrocos Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Eduardo Humberto Ditt ESCAS/Ipê
  • Silvia Kimo Costa Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Karin Ingrid Rettl ESCAS/Ipê

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13435

Palavras-chave:

arquitetura, edificações de ensino, qualidade ambiental

Resumo

Numa edificação de ensino, a qualidade ambiental dos espaços tem impacto no bem-estar de seus usuários e no desempenho de estudantes e funcionários. No entanto, as informações acerca desse tema são, muitas vezes, demasiadamente técnicas e complexas. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa, que culminou no presente artigo, foi desenvolver uma ferramenta de fácil acesso e aplicação, com base no estudo das características da arquitetura sustentável e em indicadores existentes de avaliação ambiental como o LEED e o AQUA. A ferramenta foi aplicada em instituições de ensino dos municípios de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca-BA e poderá ser utilizada em outras instituições de ensino, contribuindo para reflexão de seus usuários acerca da percepção quanto à sustentabilidade dessas edificações e democratização de tal conhecimento.

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Biografia do Autor

Luara Ribeiro Marrocos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Mestranda em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – ESCAS/Ipê. Arquiteta e Urbanista na Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB.

Eduardo Humberto Ditt, ESCAS/Ipê

Doutor em Pesquisa Ambiental pelo Imperial College London, Reino Unido. Pesquisador e Diretor Executivo do Instituto de Pesquisas Ecológicas – Ipê. Professor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – ESCAS/Ipê.

Silvia Kimo Costa, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutora em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Professora Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. Diretora do Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais - UFSB e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Biossistemas - UFSB

Karin Ingrid Rettl, ESCAS/Ipê

MBA em Empreendedorismo Social pela Universidade de São Paulo – USP, e em Gestão Estratégica de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Sócia e Consultora da Prática Socioambiental. Colaboradora externa do Programa do Mestrado Profissional da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – ESCAS/Ipê

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Ribeiro Marrocos, L., Humberto Ditt, E., Kimo Costa, S., & Ingrid Rettl, K. (2023). Qualidade ambiental de edificações de ensino: uma ferramenta educativa para reflexão. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 163–183. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13435