Educação ambiental e políticas públicas no âmbito do licenciamento ambiental:

o Programa de Educação Ambiental em obras públicas no Município do Rio Grande (RS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.10932

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Licenciamento Ambiental, Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a Educação Ambiental Não-Formal (EANF), vinculada à gestão ambiental, identificando os seus espaços em políticas públicas vigentes no âmbito do licenciamento ambiental, tendo como referência o Programa de Educação Ambiental desenvolvido como condicionante de licenças ambientais de obras públicas municipais (PEA-Obras), com foco na gestão de Resíduos da Construção Civil (RCC). Foi identificado que a EANF no contexto do licenciamento ambiental está considerada em políticas públicas federais, estaduais e municipais como parte de seus instrumentos, diretrizes, metas e ações, sendo que o PEA-Obras atende a tais referenciais.

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Biografia do Autor

Patricia Votto Gomes, UFSC

Doutoranda no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGHI/USFC); Mestre em Educação Ambiental (PPGEA/FURG); Pós -Graduada Lato Sensu em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (FAVENI/FUTURA); Graduada em Serviço Social (ANHANGUERA/UNIDERP).

Dione Iara Silveira Kitzmann, FURG

Doutora em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Docente no Instituto de Oceanografia-IO/FURG e PPGEA-FURG.

Fernanda Zamberlam, FURG

Graduada em Engenharia Química pela Escola de Química e Alimentos/FURG. Mestre em Educação Ambiental no PPGEA/FURG. Aluna da Especialização Gestão Ambiental em Municípios(2019-2020), Escola de Engenharia/FURG. Empreendedora na área de Consultoria Ambiental e Analista de Meio Ambiente em empresa privada.

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

Gomes, P. V., Kitzmann, D. I. S., & Zamberlam, F. (2022). Educação ambiental e políticas públicas no âmbito do licenciamento ambiental:: o Programa de Educação Ambiental em obras públicas no Município do Rio Grande (RS). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 395–410. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.10932

Edição

Seção

Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)