As pesquisas brasileiras em educação ambiental que abordam o tema da reciclagem e suas macrotendências político-pedagógicas norteadoras:

uma análise a partir de teses e dissertações

Autores

  • Gabriel Brand Leandro Universidade de Araraquara - UNIARA
  • Adriano Marques Gonçalves Universidade de Araraquara - UNIARA; Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Araraquara
  • Thaís Angeli Universidade Estadual Paulista / Instituto de Biociências

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12965

Palavras-chave:

Reciclagem, Educação ambiental, Macrotendências político-pedagógicas

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo caracterizar o contexto de produção das teses e dissertações brasileiras de educação ambiental (EA) que abordam o tema da reciclagem, concluídas no período de 1981 a 2016, bem como analisar as macrotendências político-pedagógicas presentes nesses trabalhos, delimitando qual vertente da EA guia predominantemente as pesquisas que se voltam para a reciclagem. Neste estudo, utilizando-se do Banco de Teses e Dissertações, sistematizado pelo Projeto “Educação Ambiental no Brasil – produção acadêmica – teses e dissertações” (EArte), foram identificados 135 trabalhos de EA que abordam a reciclagem. A partir desses trabalhos, constatou-se que a abordagem do referido tema na educação ambiental brasileira tem sido predominantemente guiada pelo capitalismo de mercado, fazendo-se necessária a estimulação de uma abordagem crítica acerca da temática, por meio da ressignificação de questões políticas, sociais, econômicas e ambientais.

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Biografia do Autor

Gabriel Brand Leandro, Universidade de Araraquara - UNIARA

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade de Araraquara - UNIARA.

Adriano Marques Gonçalves, Universidade de Araraquara - UNIARA; Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Araraquara

Doutor e Mestre em Biotecnologia, pelo Instituto de Química, UNESP Araraquara; Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP Jaboticabal, e Universidade de Franca - UNIFRAN; e docente da Universidade de Araraquara - UNIARA.

Thaís Angeli, Universidade Estadual Paulista / Instituto de Biociências

Professora na Rede Municipal de Ensino de Araraquara; Doutoranda em Educação Escolar, pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP Araraquara; Mestra em Educação, pelo Instituto de Biociências, UNESP Rio Claro; Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas, pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP Jaboticabal.

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Leandro, G. B., Gonçalves, A. M., & Angeli, T. (2022). As pesquisas brasileiras em educação ambiental que abordam o tema da reciclagem e suas macrotendências político-pedagógicas norteadoras:: uma análise a partir de teses e dissertações. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 287–307. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12965