A utilização do conceito de Racismo Ambiental, a partir da perspectiva do lixo urbano, para apropriação crítica no processo educativo ambiental<br>The use of the concept of Environmental Racism from the urban waste perspective for critical appropriation in the environmental educational process

Autores

  • Thaís Angeli Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro.
  • Rosemary Rodrigues Oliveira Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Jaboticabal.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5374

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Desigualdade Social, Justiça Ambiental

Resumo

O presente trabalho apresenta uma sequência didática sobre o tema do Racismo Ambiental, desenvolvida junto ao nono ano (oitava série) de uma escola pública do município de Jaboticabal/SP. Esse tema foi trabalhado com os objetivos de que os estudantes: relacionassem o conceito às situações cotidianas; enxergassem a existência das injustiças ambientais; refletissem sobre a problemática socioambiental do acúmulo de lixo; pensassem em atitudes que contribuem para o aumento desse quadro e propusessem estratégias para sua melhoria. O estudo pautou-se em uma metodologia qualitativa. Pôde-se observar um bom aproveitamento dos alunos, que, ao longo da sequência, refletiram sobre questões como: a má distribuição de renda, o consumismo, o ciclo da pobreza, o desperdício de comida, a coleta seletiva, a invisibilização da população nas periferias urbanas e as políticas públicas destinadas às populações em situação de vulnerabilidade socioambiental.

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Biografia do Autor

Thaís Angeli, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro.

Bacharela em Ciências Biológicas, no eixo Preservação da Fauna, e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP / Campus de Jaboticabal. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa em Educação Ambiental, pela UNESP / Campus de Rio Claro. É membro do Grupo de Pesquisa: A Temática Ambiental e o Processo Educativo.

Rosemary Rodrigues Oliveira, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Jaboticabal.

Licenciada em Ciências Biológicas e Mestra e Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP / Campus de Bauru. Atualmente é Professora Assistente Doutora, junto ao Departamento de Economia, Administração e Educação da UNESP / Campus de Jaboticabal e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu “Ensino e Processos Formativos” (UNESP / Campus de São José do Rio Preto, Ilha Solteira e Jaboticabal). É membro do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Desigualdades.

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Publicado

2016-10-14

Como Citar

Angeli, T., & Oliveira, R. R. (2016). A utilização do conceito de Racismo Ambiental, a partir da perspectiva do lixo urbano, para apropriação crítica no processo educativo ambiental<br>The use of the concept of Environmental Racism from the urban waste perspective for critical appropriation in the environmental educational process. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(2), 51–70. https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5374

Edição

Seção

Artigos