Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbana<br>Propuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbana<br>Interdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7441Palavras-chave:
Composteira, Biofertilizante, Recurso Didático.Resumo
Este artigo tem como principal objetivo apresentar de forma prática as possibilidades pedagógicas desenvolvidas após incrementação da composteira para produção de biofertilizante como recurso didático interdisciplinar na horta escolar do Colégio Monte Sinai, em Maceió-Alagoas. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, com análise observacional dos dados através de uma pesquisa exploratória, tendo seu delineamento bibliográfico e documental como aporte teórico de dados secundários, busca apresentar os benefícios educacionais em projetos voltados ao meio ambiente como forma conscientizadora dos processos de ensino-aprendizagem na educação ambiental para além dos muros escolares. O processo foi viabilizado após caracterização dos possíveis elementos orgânicos a serem depositados na composteira, cujos resíduos provenientes da mangueira (Mangifera Indica) localizada na escola com suas folhas, flores e frutos, tornaram-se os principais elementos geradores da biomassa. Este artículo tiene como principal objetivo presentar de forma práctica las posibilidades pedagógicas desarrolladas tras el incremento de la composición para producción de biofertilizante como recurso didáctico interdisciplinario en la huerta escolar del Colegio Monte Sinai en Maceió-Alagoas. Utilizando un enfoque metodológico cualitativo, con análisis observacional de los datos a través de una investigación exploratoria, teniendo su delineamiento bibliográfico y documental como aporte teórico de datos secundarios, busca presentar los beneficios educativos en proyectos volcados al medio ambiente como forma concientizadora de los procesos de enseñanza-aprendizaje en la educación ambiental más allá de los muros escolares. El proceso fue viabilizado después de caracterizar los posibles elementos orgánicos a ser depositados en la composición, cuyos residuos provenientes de la manguera (Mangifera Indica) ubicada en la escuela con sus hojas, flores y frutos, se convirtieron en los principales elementos generadores de la biomasa. This article has as main objective to present in a practical way the pedagogical possibilities developed after increasing the composter for the production of biofertilizer as an interdisciplinary didactic resource in the school garden of the Monte Sinai College in Maceió-Alagoas. Using a qualitative methodological approach, with observational data analysis through an exploratory research, with its bibliographic and documentary delineation as a theoretical contribution of secondary data, it seeks to present the educational benefits in projects focused on the environment as a way of raising awareness of the teaching-learning processes in environmental education beyond school walls. The process was feasible after characterization of the possible organic elements to be deposited in the compost, whose residues from the mango tree (Mangifera Indica) located in the school with its leaves, flowers and fruits, became the main biomass generating elements.Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Formando Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola: construindo Agenda 21 na Escola. 2. ed. Brasília: MEC, Coordenação Geral de Educação Ambiental, 2007.
CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004
CASTELLS, M. A Questão Urbana. Tradução de Arlene Caetano. Ed. Paz e Terra. 1ª Ed. São Paulo. (1975) 2000. 590 p.
COSTA, É. F. N. da. Periferização, dispersão e fragmentação urbana em cidades intermediárias da Amazônia: o caso de Altamira, Pará. 2013. 159f. Dissertação (Mestrado) - Universidade da Amazônia, Belém, PA, 2013.
DEMÉTRIO, R. Efeitos da aplicação de matéria orgânica sobre a biomassa – C microbiana do solo e o crescimento e absorção de nitrogênio em milho (Zea mays L.). Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Itaguaí, RJ. 1988.
DIAS, B. O. Estoque de carbono e quantificação de substâncias húmicas de latossolo sob aplicação continuada de lodo de esgoto. 2005. Cap. 2, p. 19-47. Dissertação (Mestrado em solos e Nutrição de Plantas) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG. 2005.
DIAS, G. F. Iniciação à Temática Ambiental. São Paulo: Gaia, 2002.
ESPÍRITO SANTO, A. A. Influência da poluição atmosférica e variáveis ambientais na flutuação de bioindicadores de solo no entorno de uma metalúrgica de cobre na Bahia. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA. 2004.
GRUN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas, SP: Papirus, 1996.
KIEHL, E. J. Manual de Compostagem: maturação e qualidade do composto. Piracicaba,: E. J. Kiehl, 1998.
LAYRARGUES, P. P. Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 1999
LIMA, V. A sociedade e a natureza na paisagem urbana: análise de indicadores para avaliar a qualidade ambiental. 2013, 358 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, 2013.
NEIMAN, Z. A educação ambiental através do contato dirigido com a natureza. 2007, 138 f. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
NUNES, M. U. C.; SANTOS, J. R.; SANTOS, T. C. Tecnologia para biodegradação da casca de coco seco e de outros resíduos do coqueiro. EMBRAPA-Tabuleiros Costeiros, Aracajú, v. 1, 5 p., 2009. Disponível em: . Acesso em 05 de setembro de 2017.
PEIXOTO, J. O. Destinação final de resíduos, nem sempre uma opção econômica. Engenharia Sanitária, (1): 15-18, 1981.
ROSSI, M. R. P. S. Compostagem de resíduos sólidos orgânicos em escola de educação básica de Caraguatatuba-SP. 2015, 57 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Camilo Castelo Branco, São Bernardo do Campo, São Paulo, 2015.
SILVA, A. R.; NASCIMENTO, R. V. do. Construindo vivências socioambientais na região hidrográfica do Pratagy: Articulando ações e parceiros. 64f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
SILVA, E. C. R. Hortas escolares urbanas agroecológicas: preparando o terreno para a educação em ciências e para a educação em saúde. 2015. 246 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
SILVA, F. A. de M. et al. Transformação da matéria orgânica em substâncias húmicas durante a compostagem de resíduos vegetais. São Paulo: UNESP, p. 59-66, 2009.
SILVA, F. C. da. et al. Recomendações técnicas para o uso agrícola do composto de lixo urbano no Estado de São Paulo. EMBRAPA-Informática Agropecuária. Campinas, 17 p., 2002. Disponível em:https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/8691/
/circtec3 .pdf>. Acesso em 04 de setembro de 2017.
SILVA, M. A. C. da. Educação Ambiental nos Muncicípios de Piranhas e Canindé do são Francisco: estudo das possibilidades e limites a partir dois impactos da Usina Hidrelétrica de Xingó. Dissertação (Mestrado) - Universodade Federal de Alagoas, Maceió, 2003.
SIQUEIRA, J. O. et al. Microrganismos e processos biológicos do solo: perspectiva ambiental. EMBRAPA-Empresa Brasileira de Pesquisa Agripecuária, Brasília, 142 p., 1994. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes//publicacao/199962
/microrganismos-e-processos-biologicos-do-solo-perspectiva-ambiental>. Acesso em 02 de setembro de 2017.