Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbana<br>Propuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbana<br>Interdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7441

Palavras-chave:

Composteira, Biofertilizante, Recurso Didático.

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo apresentar de forma prática as possibilidades pedagógicas desenvolvidas após incrementação da composteira para produção de biofertilizante como recurso didático interdisciplinar na horta escolar do Colégio Monte Sinai, em Maceió-Alagoas. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, com análise observacional dos dados através de uma pesquisa exploratória, tendo seu delineamento bibliográfico e documental como aporte teórico de dados secundários, busca apresentar os benefícios educacionais em projetos voltados ao meio ambiente como forma conscientizadora dos processos de ensino-aprendizagem na educação ambiental para além dos muros escolares. O processo foi viabilizado após caracterização dos possíveis elementos orgânicos a serem depositados na composteira, cujos resíduos provenientes da mangueira (Mangifera Indica) localizada na escola com suas folhas, flores e frutos, tornaram-se os principais elementos geradores da biomassa. Este artículo tiene como principal objetivo presentar de forma práctica las posibilidades pedagógicas desarrolladas tras el incremento de la composición para producción de biofertilizante como recurso didáctico interdisciplinario en la huerta escolar del Colegio Monte Sinai en Maceió-Alagoas. Utilizando un enfoque metodológico cualitativo, con análisis observacional de los datos a través de una investigación exploratoria, teniendo su delineamiento bibliográfico y documental como aporte teórico de datos secundarios, busca presentar los beneficios educativos en proyectos volcados al medio ambiente como forma concientizadora de los procesos de enseñanza-aprendizaje en la educación ambiental más allá de los muros escolares. El proceso fue viabilizado después de caracterizar los posibles elementos orgánicos a ser depositados en la composición, cuyos residuos provenientes de la manguera (Mangifera Indica) ubicada en la escuela con sus hojas, flores y frutos, se convirtieron en los principales elementos generadores de la biomasa. This article has as main objective to present in a practical way the pedagogical possibilities developed after increasing the composter for the production of biofertilizer as an interdisciplinary didactic resource in the school garden of the Monte Sinai College in Maceió-Alagoas. Using a qualitative methodological approach, with observational data analysis through an exploratory research, with its bibliographic and documentary delineation as a theoretical contribution of secondary data, it seeks to present the educational benefits in projects focused on the environment as a way of raising awareness of the teaching-learning processes in environmental education beyond school walls. The process was feasible after characterization of the possible organic elements to be deposited in the compost, whose residues from the mango tree (Mangifera Indica) located in the school with its leaves, flowers and fruits, became the main biomass generating elements.

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Biografia do Autor

Rodrigo Vanderlan do Nascimento, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL.

Mestrando em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL), Especialista em Gestão Educacional - (CESAMA), Graduado em Pedagogia - (UFAL). Diretor Pedagógico do Colégio Monte Sinai.

Ajibola Isau Badiru, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL.

Doutor em Ciências (Tecnologia Nuclear) - (USP). Professor do Programa de Pós-graduação (Stricto Sensu) em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL).

Luiz Agberto Fragoso de Oliveira, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.

Graduando em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná - (UNOPAR), Técnico em Meio Ambiente - (Quântica Escola Técnica e Centro de Pesquisa). Especializado em Análises Físico-Químicas, Microbiológicas e Emissões Atmosféricas, para solo, água e ar

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

Nascimento, R. V. do, Badiru, A. I., & de Oliveira, L. A. F. (2018). Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbana<br>Propuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbana<br>Interdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(2), 4–23. https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7441

Edição

Seção

Artigos